Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mesários podem pedir mudança de local de votação até 30 de agosto; saiba como fazer

    Mudança pode ser feita totalmente online, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo aplicativo e-Título

    Maria Clara Matosda CNN* , São Paulo

    Cidadãos que tenham sido convocados ou se oferecido para ocuparem os cargos de mesários durante as eleições municipais deste ano têm um mês, até 30 de agosto, para solicitar a troca do local de votação.

    Desde o início do mês de julho, cidadãos começaram a ser nomeados pela Justiça para auxiliar no pleito que acontece em 6 outubro.

    Caso tenham sido convocados para trabalhar em um local diferente do seus locais originais de votação, os mesários podem pedir pela transferência temporária. Contudo, a seção eleitoral deve estar localizada na mesma cidade ou município.

    A mudança pode ser feita sem sair de casa, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em conjunto com o aplicativo e-Título – que funciona como uma via digital do título de eleitor.

    A CNN separou um tutorial de como realizar a troca. Veja abaixo:

    Como solicitar a mudança

    1. Primeiro, acesse o Título Net, área do autoatendimento eleitoral do TSE. Você pode acessá-lo clicando aqui.
    2. Depois, clique na seção “Eleição e Transferência Temporária (TTE)”, disposta em um retângulo vermelho claro e localizada no lado direito do fim da página
    3. Clique na primeira opção, “1. Solicite a transferência temporária de eleitor (TTE)”
    4. Uma aba de autenticação irá aparecer, a qual é preciso informar o CPF e o código de autenticação disponível no e-Título

    Após isso, é preciso seguir as orientações do portal. É preciso lembrar que o pedido só pode ser realizado se o cidadão estiver em dia com a Justiça Eleitoral – ou seja, verificar se não há nenhum tipo de multa ou pendência e se a situação eleitoral estiver regular.

    Saiba como conseguir e para que serve a Certidão de Crimes Eleitorais

     

    Tópicos