MDB descarta pedir mais espaço no governo Lula, diz Baleia Rossi à CNN
Mesmo após vitórias nas eleições municipais, presidente nacional do partido afirmou que não reivindicará mais cargos
O deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, declarou que o partido não irá reivindicar mais espaço no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao WW nesta segunda-feira (28), Rossi enfatizou a relação “colaborativa e propositiva” que o MDB mantém com a administração atual.
Atualmente, MDB, União Brasil e PSD têm, cada um, três ministérios no governo Lula. PP e Republicanos oficialmente não fazem parte do governo, mas há dois ministros que são das legendas.
Em 2025, o MDB vai administrar 855 prefeituras, atrás apenas do PSD, que elegeu 887 prefeitos. Os dois partidos, ambos do Centrão, vão governar cerca de 37 milhões de habitantes cada um.
Segundo Rossi, o partido está satisfeito com sua atual representação no governo: “O MDB tem uma relação colaborativa, propositiva com o governo federal. Temos três ministros que honram o nosso partido, tanto o Renan Filho, nos Transportes; como Jader Filho, nas Cidades; e a Simone Tebet, na pasta do Planejamento. Nós não vamos reivindicar nenhum espaço mais no governo federal”.
Contribuições do MDB ao governo
O líder emedebista destacou as contribuições do partido para a agenda governamental, citando a reforma tributária como um exemplo significativo. “Nós propusemos a reforma tributária, que é uma realidade que já foi votada a emenda constitucional e agora nós estamos nas regulamentações”.
Rossi também mencionou o papel do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), na organização da COP30, que será realizada em Belém.
“A conferência vai discutir essas mudanças climáticas que tanto preocupam a população e num local absolutamente propício. Acho que vai ser a mais importante COP de todos os tempos, que também é uma colaboração do MDB.”
Desempenho nas eleições municipais
O presidente do MDB também comemorou o desempenho do partido nas eleições de 2024, destacando vitórias em cinco capitais.
Além da prefeitura de São Paulo, o partido também conquistou o comando das capitais Macapá (AP), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS) e Belém (PA). Do primeiro para o segundo turno, o MDB foi o partido que mais ganhou prefeituras de capitais, conquistando três.