Marçal quer apoiadores como fiscais de urna no dia da eleição
Assessores aproveitaram reunião com eleitores para recrutar voluntários para fiscalização
Durante uma reunião online com apoiadores nesta terça-feira (1º), assessores do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) pediram que apoiadores se voluntariem para exercer o papel de fiscal de urna no primeiro turno da eleição neste domingo.
Segundo a legislação eleitoral, recrutados pelos partidos, os fiscais têm a função de zelar para que a votação ocorra sem problemas, garantindo o direito de voto do eleitor.
O assessor Diego Neves disse no encontro que o objetivo do recrutamento é impedir que infiltrados ou apoiadores desinformados de Marçal cometam crimes eleitorais que possam prejudicar o candidato, como tentativas de pedir voto nos locais de votação — o que é proibido pela Justiça eleitoral.
“Quem quiser, vai usar crachá do PRTB e vai fiscalizar e impedir qualquer estratégia negativa que queira atrapalhar nossa campanha”, disse.
De acordo com uma ata da reunião, divulgada pela campanha de Pablo Marçal, a função dos fiscais será observar e reportar qualquer irregularidade, como tentativas de compra de voto ou indução de voto ilegal nos locais de votação.
Além da tentativa de recrutar fiscais, a reunião também contou com orientações para que os apoiadores tentem “virar votos” no dia da eleição.