Lula reforça palanque de pré-candidatos no interior paulista às vésperas de restrição eleitoral
Sem a cabeça de chapa na capital, o PT quer recuperar prefeituras em grandes cidades
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai terminar a semana de viagens pelo país visitando o interior de São Paulo, nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5). A intenção é reforçar o palanque de pré-candidatos nas eleições municipais. Às vésperas do prazo da Justiça Eleitoral que impede o comparecimento de pré-candidatos em eventos públicos, em 6 de julho, Lula tem agenda nas cidades de Salto, Campinas e Osasco.
Na visita a esses municípios, o presidente pretende reforçar anúncios do governo federal, lançar novas obras e inaugurar projetos iniciados por governos petistas antigos.
Sem figurar como cabeça de chapa na capital paulista, onde apoia o deputado federal e pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL), o Partido dos Trabalhadores (PT) pretende reforçar suas candidaturas, especialmente nos grandes colégios eleitorais.
Hoje, o partido tem a prefeitura de quatro cidades no interior paulista: Araraquara, Diadema, Matão e Mauá. Internamente, a legenda busca como meta, pelo menos, dobrar o número de prefeituras. Os petistas acreditam ainda que tem condições de chegar a 15 cidades.
O diretório nacional deve lançar, em 19 de julho, uma resolução prévia para definir as cidades com maior potencial eleitoral para o partido. As análises feitas pela legenda devem balizar a distribuição do fundo eleitoral.
Agenda
Nesta quinta-feira (3), Lula desembarca em Salto. O município é governado por Laerte Sosin (PL). Por lá, a legenda tem como pré-candidato o vereador Cordeiro.
Na mesma data, o presidente segue para Campinas, terceiro maior colégio eleitoral do estado. O pré-candidato do PT no município é Pedro Tourinho, médico e ex-vereador.
Em Campinas, Lula vai inaugurar a pedra fundamental do projeto Orion, complexo de pesquisa avançado. O presidente também anunciará projeto de drenagem e conclusão de trechos de infraestrutura.
Na sexta-feira (5), o líder petista vai inaugurar o prédio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Osasco, onde o deputado estadual Emídio de Souza (PT) é o pré-candidato. Neste dia, Lula também pode incluir uma visita a Diadema, cidade também governada pela legenda.