Lula deve aproveitar agenda de viagens para discutir eleições
Presidente tomou para si o trabalho de mediar, pessoalmente, alguns entraves em cidades consideradas chave para o PT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em “tour” por capitais onde as costuras para as eleições municipais ainda não estão fechadas.
A agenda oficial é para inauguração de obras do governo. Mas, entre evento e outro, o petista deve aproveitar para discutir com o quadro eleitoral.
Lula tomou para si o trabalho de mediar, pessoalmente, alguns entraves em cidades consideradas chave para o PT.
A primeira parada do presidente foi no Rio de Janeiro, onde o favorito na disputa é Eduardo Paes (PSD). O atual prefeito que deseja o deputado Pedro Paulo (PSD) como vice.
Aliados do prefeito acreditam que Lula está cada vez mais convencido a aceitar Pedro Paulo. Até petistas que eram contra uma chapa puro sangue já admitem que são poucas as chances de ter um representante do partido no posto.
No Recife, a dificuldade é a mesma, com a tentativa do PT de emplacar dois nomes: o deputado Carlos Veras e o ex-vereador Mozart Sales.
Fontes próximas a João Campos, no entanto, dizem que nenhum dos dois tem a preferência do prefeito, que tentará convencer Lula por um nome que represente o “legado” que deixará na gestão da capital.
Campos planeja disputar o governo de Pernambuco, em 2026, o que torna a disputa pela vaga ainda mais atrativa.
Nos dois casos, a leitura é parecida. Lula está mais preocupado com 2026, quando o partido poderá indicar nomes para a chapa que vai disputar o governo do estado.
Por isso, está de ouvidos abertos para o que pensam os atuais melhores colocados.