Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Justiça Eleitoral determina que Marçal exclua vídeo com insinuações contra Boulos

    Juíza Cláudia Barrichello afirmou que o vídeo tem como “único objetivo” difamar a imagem do candidato do PSOL

    Lucas Schroederda CNN , São Paulo

    A Justiça Eleitoral determinou, na noite de quinta-feira (23), que Pablo Marçal (PRTB) exclua, em até 24 horas (sob pena de multa), um vídeo publicado em suas redes sociais no qual ele insinua que Guilherme Boulos (PSOL) seria usuário de cocaína.

    Na decisão da juíza auxiliar Cláudia Barrichello, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a magistrada argumenta que o vídeo “tem o objetivo único de difamar e macular a imagem do representante Guilherme Boulos”.

    O vídeo em questão, publicado nesta semana, foi feito em parceria com o suplente de deputado federal e candidato a vereador Daniel José (Podemos), que compartilhou o conteúdo em suas redes. A decisão de ontem também determina que ele exclua a mídia.

    “Entendo que no caso concreto está presente o perigo da demora, considerada a potencialidade lesiva do conteúdo para a imagem do candidato, bem como a abrangência do veículo de publicação em questão, com rápida difusão a elevado número de pessoas”, detalhou a juíza auxiliar.

    A Justiça Eleitoral já havia concedido a Boulos três direitos de resposta nas redes sociais de Marçal após ele ter insinuado, durante debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, que o psolista seria usuário de drogas.

    Na semana passada, Marçal chegou a, inclusive, chamar o adversário de “aspirador de pó”.

    A defesa de Marçal recorreu da decisão do TRE-SP e, na noite de quarta-feira (21), conseguiu uma liminar com efeito suspensivo, impedindo que os direitos de resposta de Boulos fossem veiculados.

    O efeito suspensivo vale até que seja julgado pelo plenário do tribunal o recurso interposto por Marçal.

    A CNN procurou Pablo Marçal para comentar sobre a decisão e aguarda resposta.

    Leia a íntegra da nota de Daniel José

    Novamente sou alvo do candidato Guilherme Boulos, que tenta me censurar. Isso só confirma o que já sabemos: nem Boulos, nem a esquerda tem apreço pela liberdade de expressão. Mais uma vez o candidato foge do debate e apela à Justiça para atacar quem expõe a realidade, algo típico de quem apoia regimes autoritários. Vou continuar defendendo a verdade e garantindo que a população conheça quem realmente é o candidato.”

    Eu já fui processado pelo Boulos por lembrar de seu histórico de invasões. O vídeo sobre bolos foi só uma forma de abordar o tema sem censura. Lembram de quando os jornais publicavam receitas de bolos para não serem censurados na ditadura?

    Daniel José reforça que continuará a apoiar Marçal e a defender a liberdade de expressão, mesmo diante das tentativas de censura por parte da coligação de Boulos.

    “Marçal é o único dos três principais candidatos que tem apresentado crescimento significativo nas pesquisas, estando em uma tendência de alta. As chances de Marçal chegar ao segundo turno são muito reais e mais prováveis do que as de qualquer outro candidato. Marçal é o único candidato capaz de enfrentar Boulos e a esquerda, expondo incoerências e oferecendo um contraponto com argumentos claros e uma postura de direita.”

    Quem são os candidatos à Prefeitura de São Paulo

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”8104863″ title_galeria=”Saiba quem são os candidatos a prefeito de São Paulo; veja fotos”/]

    Tópicos