Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governador Cláudio Castro vota na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

    Castro votou na Escola Municipal Golda Meir por volta de 8h20, pouco depois do início da votação

    Da CNN

    O governador Cláudio Castro (PL) votou nas eleições municipais do Rio de Janeiro, neste domingo (6), na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense.

    Ele votou na Escola Municipal Golda Meir por volta de 8h20, pouco depois do início da votação.

    Após registrar o voto, o governador deu rápida declaração à imprensa e disse esperar “um dia de muita tranquilidade e que, no final das contas, a vontade popular que seja aferida nas urnas”.

    Questionado sobre a expectativa para o resultado das eleições, Castro afirmou: “Foi uma eleição que eu não acompanhei de perto. Fiquei mais focado em várias eleições no interior. Vamos esperar as 17h para entender o que vai acontecer.”

    Ele declarou que acredita que a relação com os novos prefeitos não deve impactar a relação das cidades com o governo estadual.

    “Não muda nada. A gente tem tido uma relação muito tranquila com os prefeitos independentemente de partido e posição política. O papel de oposição e situação é do Parlamento. Os gestores têm obrigação de trabalharem juntos. […] Quem ganhar a eleição, a gente vai trabalhar. É assim que eu faço com o governo federal, acredito que essa também será a relação com os prefeitos”, completou.

    Castro comentou a possibilidade da eleição na capital fluminense ser encerrada já no primeiro turno. O atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), está à frente nas últimas pesquisas de intenções de voto com mais de 50% dos votos válidos. Alexandre Ramagem (PL), do partido de Castro, aparece na sequência na disputa.

    “Eu cada dia estou mais cético com essa questão de pesquisa eleitoral. Acho que as pesquisas têm manipulado a vontade do cidadão, sobretudo as pesquisas induzidas”, declarou o governador.

    “Acho que tem até que rever isso para o futuro. Vi muitas pesquisas sendo indeferidas agora, sendo retiradas do ar. Isso pode ser um perigo para a democracia – quando você deixa de votar em quem você acredita por uma questão pragmática”, concluiu.

    Apuração

    A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as cidades do Brasil neste domingo (6).

    Tópicos