Geraldo Júnior chega para 1º debate na TV entre candidatos a prefeito de Salvador
Candidatos vão se enfrentar pela primeira vez; debate terá três blocos e direito de resposta
O vice-governador da Bahia e candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB) chegou à TV Bandeirantes nesta quinta-feira (8) para participar do primeiro debate na televisão entre os candidatos a prefeito de Salvador.
Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, também está presente.
Também participam outros dois candidatos:
- Geraldo Júnior (MDB)
- Bruno Reis (União)
O debate tem início às 22h30.
Outros candidatos
A disputa pela Prefeitura de Salvador também conta com mais dois candidatos.
Contudo, seus partidos não têm a representação mínima no Congresso, o que impediu a participação. São eles:
- Eslane Paixão (UP)
- Giovani Damico (PCB)
- Victor Marinho (PSTU)
Como será o debate?
O encontro entre os candidatos será dividido em três blocos, cada um com suas regras e dinâmicas.
Primeiro bloco
Cada candidato tem um minuto e trinta segundos para responder a uma pergunta escolhida pela produção da Bandeirantes. As respostas seguem a ordem de posicionamento dos candidatos nos estúdios da emissora. Em seguida, também em ordem definida por sorteio com os partidos, ocorre a primeira rodada de confronto direto entre todos os candidatos. O postulante escolhe quem vai responder a sua questão e tem um minuto para a pergunta. Logo após a resposta, ele terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total e deve ser administrado pelo próprio candidato, com pelos menos um minuto reservado para a resposta.
Segundo bloco
Jornalistas da Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Todos respondem e comentam. Os candidatos terão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.
Terceiro bloco
Novo embate direto, com as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos os candidatos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos, a ser administrado pelo candidato, com pelo menos um minuto de resposta. Além disso, cada candidato terá dois minutos para falar sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores e telespectadores, a partir de dados coletados durante o debate. Por fim, os candidatos terão dois minutos para a sua despedida.
Direito de resposta
Em casos de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador do debate o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. Por sua vez, o mediador submeterá a avaliação a um comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos para um posicionamento do solicitante.