Eleitores de BH vão votar primeiro em mudança de bandeira ou em prefeito? Saiba a ordem
Votação para os cargos públicos e para nova bandeira acontece no dia 6 de outubro
Os eleitores de Belo Horizonte (MG) irão definir, no dia 6 de outubro, se haverá uma nova bandeira para a capital mineira, além de votarem para prefeito e 41 vereadores.
A ordem da votação será: votos para vereador e prefeito e depois o referendo sobre a bandeira, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais.
Ambas as votações acontecerão por meio da urna eletrônica.
A pergunta que aparecerá na tela da urna é: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.
O eleitor poderá digitar as seguintes opções:
- Tecla 1 – Para votar sim pela alteração;
- Tecla 2 – Para votar não pela alteração;
- Tecla BRANCO – Para votar em branco
Se o eleitor digitar qualquer tecla diferente, o voto será anulado, segundo o TRE-MG.
O resultado do referendo é vinculante. Dessa forma, a decisão da maioria dos eleitores deve ser acatada e implementada pelas autoridades competentes.
Nova bandeira
O idealizador da nova bandeira, Gabriel Figueiredo, que é designer gráfico, publicou a sugestão em 2022 em seu perfil nas redes sociais.
O designer diz que a bandeira atual do município se trata apenas da aplicação do brasão “complexo” da cidade sobre um fundo branco, e que a complexidade do brasão não reflete na construção de uma boa bandeira.
Na avaliação de Figueiredo, a atual bandeira falha na simplicidade, simbolismo claro, tem muitas cores, não evita frases e emblemas e não é distintiva.
A nova bandeira, segundo comentou o designer na época da sugestão, é simples e dá destaque ao “céu, o sol, e a erra, formando o tal do belo horizonte que dá nome ao município”.
O referendo está previsto na Constituição Federal para que a população se manifeste sobre uma lei já aprovada.
A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou a Lei 11.559, que institui uma nova bandeira para a capital mineira, em 31 de julho de 2023. Foi decidido também que a legislação seria validada por um referendo popular.
Veja abaixo a atual bandeira de Belo Horizonte e a nova opção que será apresentada nas urnas, respectivamente:
É crime eleitoral tirar foto da urna? O que é proibido na hora do voto