Eleições 2024: Testes das urnas eletrônicas terminaram hoje
TSE disse que "nenhuma vulnerabilidade foi encontrada"
A segunda etapa dos testes de segurança das urnas eletrônicas acabaram nesta sexta-feira (17). Os exames acontecem desde quarta-feira (15) na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Os testes foram refeitos e nenhuma vulnerabilidade foi encontrada”, disse Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação do TSE.
A verificação é dividida em duas etapas e acontecem um ano antes das eleições e no ano eleitoral. Cinco Investigadores da Polícia Federal (PF) e quatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) testaram as máquinas.
Como foi feito o teste?
Para a primeira etapa do teste, todos os sistemas da urna eletrônica são abertos – o de recepção de dados e o de transmissão. Seis testes foram feitos na primeira etapa, em 2023.
Já no teste de confirmação, dois códigos-fontes foram apresentados. Um foi o mesmo da primeira etapa e o outro foi aperfeiçoado com melhorias sugeridas.
Os investigadores puderam observar cada linha dos códigos. A verificação é feita por meio de programas de controle do hardware chamados de firmwares. Os modelos de 2020 e 2022 da urna foram usados para os testes.