Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Justiça Eleitoral rejeita ação do Novo contra Boulos por panfletagem em SP

    Partido entrou com ação por causa de materiais impressos que convidavam cidadãos para entrar em aplicativo

    Henrique Sales Barrosda CNN , São Paulo

    O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou, nesta segunda-feira (29), uma ação movida pelo Novo. O partido acusava o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL-SP) de propaganda eleitoral antecipada.

    O Novo entrou com a ação contra Boulos por causa de um material impresso que convidava eleitores a acessarem um aplicativo, no qual poderiam oferecer sugestões para melhorias na cidade de São Paulo.

    Na ação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) concordou com o Novo e entendeu que os panfletos visavam divulgar a pré-candidatura de Boulos, convidando cidadãos para uma “mobilização para juntos cuidar de São Paulo”

    Em sua defesa, porém, Boulos argumentou que, como não havia pedido explicita ou implicitamente votos para a eleição deste ano e, sim, apenas contribuições de ideias para debater os problemas da cidade, não haveria qualquer ilícito eleitoral nos panfletos.

    Em sua decisão, o juiz eleitoral Paulo Eduardo de Almeida Sorci argumentou que promover debates de “ideias e propostas”, sem “pedido de apoio político e menção à pretensa candidatura”, não infringe a lei eleitoral.

    “Ademais, há de se lembrar que o representado é deputado federal e é típico do exercício do mandato o contato com o eleitorado em geral, ainda que também seja pré-candidato ao cargo de prefeito pelo município de São Paulo”, acrescentou o juiz.

    Autor da ação, o Novo tem a pré-candidatura de Marina Helena para prefeita de São Paulo. Em nota à CNN, o partido disse que vai recorrer da decisão, “uma vez que o Ministério Público Eleitoral acolheu os argumentos apresentados na ação proposta”.

    Pesquisa Atlas/CNN sobre a eleição em São Paulo divulgada na semana passada apontou Boulos na primeira colocação, com 35,6% das intenções de voto, empatado, dentro da margem de erro, com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 33,7%. Marina Helena aparece no quinto lugar, com 3,5%.

    Tópicos