Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deltan tem 18,2%, Martins, 18%, e Pimentel, 17,9%, diz Atlas/CNN em Curitiba

    Levantamento ouviu 860 pessoas na capital paranaense entre os dias 18 e 23 de abril; margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos

    Nathan LopesHenrique Sales Barrosda CNN , São Paulo

    Um dos cenários sobre a eleição para a Prefeitura de Curitiba aponta um triplo empate técnico, segundo pesquisa do instituto AtlasIntel, produzida em parceria com a CNN e divulgada nesta quinta-feira (25).

    O levantamento mostra o ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) com 18,2%, o ex-deputado federal Paulo Martins (PL), com 18%, e o atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), com 17,9%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, há empate técnico entre os três.

    Na sequência, aparecem o ex-governador e atual deputado federal Beto Richa (PSDB), com 8,7%; a jornalista Cristina Graeml (PMB), 8,4%; a deputada federal Carol Dartora (PT), 7,9%; o deputado estadual Ney Leprevost (União), 7,7%; o deputado estadual Goura (PDT), 4,4%; o deputado federal Luciano Ducci (PSB), 3,8%; o ex-deputado federal Luizão Goulart (Solidariedade), 3,1%; a deputada estadual Maria Victoria (PP), 0%; não sei, 0,8%; voto branco ou nulo: 1,1%

    O levantamento ouviu 860 pessoas entre os dias 18 e 23 de abril. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-07759/2024, tem nível de confiança de 95%.

    Segundo cenário

    Em um segundo cenário testado na pesquisa, Paulo Martins é trocado pelo deputado estadual Ricardo Arruda (PL), e o PT tem o deputado federal Zeca Dirceu no lugar de Carol Dartora.

    Nele, Deltan (Novo) tem 21,5%; Eduardo Pimentel (PSD), 18,4%; Beto Richa (PSDB), 12,7%; Cristiana Graeml (PMB), 10,3%; Goura (PDT), 9%; Ney Leprevost (União), 8,3%; Ricardo Arruda (PL), 5,2%; Luciano Ducci (PSB), 4,1%; Luizão Goulart (Solidariedade), 3,8%; Zeca Dirceu (PT), 3,4%; Maria Victoria (PP), 0,1%; não sei, 0,9%; voto branco ou nulo, 2,4%.

    Terceiro cenário

    O terceiro cenário testado em Curitiba não apresenta os nomes de Deltan, Goura e Maria Victoria. Também não há nome do PT na relação.

    Nele, o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera, com 20,2% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Paulo Martins (PL), com 18,1%; Cristina Graeml (PMB), 13%; Beto Richa (PSDB), 10,8%; Ney Leprevost (União), 10,7%; Luciano Ducci (PSB), 7,9%; Luizão Goulart (Solidariedade), 3,5%; não sei: 2,9%; voto branco ou nulo, 13%.

    O instituto explica que, devido ao arredondamento, a soma das estimativas pode ser diferente de 100%.

    O que é o Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR)

    Os entrevistados da AtlasIntel são recrutados durante a navegação de rotina pela internet. Esses usuários são geolocalizados a partir de qualquer tipo de dispositivo — smartphones, tablets, laptops ou PCs.

    Em comparação com pesquisas presenciais domiciliares ou em pontos de fluxo (na rua ou pontos de ônibus, por exemplo), a metodologia do Recrutamento Digital Aleatório (RDR) evita o eventual impacto psicológico da interação humana no momento da entrevista.

    Ou seja, o eleitor pesquisado pode responder o questionário em condições seguras de anonimato, sem temer causar uma impressão negativa para o entrevistador ou para pessoas que eventualmente possam estar ouvindo as respostas compartilhadas durante a entrevista.

    Tópicos