Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Datena sobre candidatura: “Se Biden pode desistir, por que não posso?”

    Declaração foi dada ao jornal Folha de S. Paulo; à CNN, apresentador disse que frase não significa que ele sairá da disputa nas eleições deste ano

    Renata Souzada CNN São Paulo

    O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, fez uma referência, em entrevista à Folha de S. Paulo, à possibilidade de desistência da corrida eleitoral, citando a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden — que abandonou a disputa pela Casa Branca no último domingo (21).

    Datena foi questionado pelo jornal, em entrevista veiculada na segunda-feira (22), sobre eventuais desconfianças em torno de sua candidatura.

    “Até eu desconfio. Se continuar essa sacanagem de que o partido está conversando com outras pessoas para colocar dentro do partido sem me avisar, eu não vou ser candidato. Se o Biden pode desistir a qualquer momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam, eu desisto mesmo”, disse o apresentador.

    À CNN, o pré-candidato confirmou a referência feita ao presidente dos EUA e disse que ela se tratou de uma “figura de linguagem”, como parte de um contexto em torno das desconfianças sobre uma nova desistência, tendo em vista o recuo do apresentador em participar de eleições anteriores.

    Segundo ele, a frase não é uma indicação que ele sairá da disputa nas eleições deste ano. Datena afirma que sua candidatura continua posta e seguirá assim enquanto o partido “garantir condições” para ela acontecer.

    As incertezas sobre o tucano ser oficializado na disputa vêm de um histórico de recuos. O apresentador manifestou intenção de ser candidato em quatro eleições na capital paulista, mas em todas desistiu antes mesmo de ser oficializado.

    Desde 2016, o apresentador já cogitou concorrer a diversos cargos, por diferentes partidos:

    • 2016: Prefeito de São Paulo, pelo PP
    • 2018: Senador por São Paulo, pelo antigo DEM
    • 2020: Vice-prefeito de São Paulo, pelo MDB
    • 2022: Senador por São Paulo, pelo antigo PSC

    Quando lançou sua pré-candidatura nas eleições deste ano, Datena afirmou que iria “até o fim”.

    “A palavra diz que, quando você atravessar o Rubicão, que é o rio que você deveria atravessar para enfrentar o grande império de Roma, você tinha que calçar as sandálias. Quando você calçasse as sandálias, você jamais deveria tirá-las do pé”, comentou o apresentador na ocasião.

    “Pela primeira vez, me atemoriza isso, porque eu já calcei as sandálias para atravessar o Rubicão e enfrentar quem quer que seja, e é por isso que eu realmente sinto que tenho mais responsabilidade nessa campanha do que nas anteriores. Porque, dessa vez, eu vou até o fim”, afirmou.

    Na última quarta-feira (17), ele fez sua primeira agenda pública em cinco eleições. O apresentador esteve em um corpo a corpo no Mercado Municipal, na zona central da cidade.

    Conheça os pré-candidatos a prefeito de São Paulo:

    Tópicos