Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Confira a lista dos vereadores eleitos em SP

    Eleitores decidiram neste domingo (6) os 55 legisladores que iniciam mandato em 2025

    João Nakamurada CNN , em São Paulo

    Dos 1.013 candidatos ao cargo de vereador na cidade de São Paulo, 55 foram eleitos neste domingo (6).

    Entre os melhores colocados estão Lucas Pavanato (PL), com 161.386 votos; Ana Carolina Oliveira (Podemos), com 129.563; Dr. Murillo Lima (PP), 113.820; Sargento Nantes (PP), 112,484; e Amanda Paschoal (PSOL), 108.654. Na lista a seguir, você pode pesquisar pelos vereadores eleitos na capital paulista.

    No Brasil, é adotado o sistema proporcional.

    Para se definir quem são os vereadores, primeiramente é observado quantas cadeiras os partidos conquistaram nas câmaras legislativas de cada município.

    E como isso é feito? Primeiramente é calculado um número chamado quociente eleitoral. Ele é determinado pela quantidade de votos válidos para aquele cargo dividido pela quantidade de vagas para a função em questão.

    No caso de São Paulo, que registrou 5.781.066 votos para vereador, o quociente eleitoral é de 105.110.

    Então, a quantidade de votos que o partido ou federação recebeu é dividido pelo quociente eleitoral, assim obtendo o quociente partidário daquele partido, ou seja, a quantidade de cadeiras que ele conquistou.

    As cadeiras então são divididas entre os melhores colocados daquele partido, considerando que eles tenham pontuado no mínimo 10% do quociente eleitoral. Desse modo, os candidatos precisavam de no mínimo 10.511 votos para conquistar a vaga.

    Por conta desses fatores, pode acontecer de um candidato não ser eleito mesmo estando entre os 55 melhores colocados ou entre os melhores colocados de seu partido.

    Tópicos