Candidatos em SP vão estrear no horário eleitoral apostando em Lula, Bolsonaro e histórico de vida
Propaganda eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta-feira (30); apenas Nunes, Boulos, Datena e Tabata terão tempo
Os quatro candidatos a prefeito de São Paulo com direito a espaço no horário eleitoral irão apostar em mostrar seus padrinhos políticos e em apresentar sua história na estreia dos programas, na sexta-feira (30).
Somente os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) terão direito de veicular suas propagandas eleitorais no rádio e na TV.
Boulos planeja exibir imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já Nunes, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Já Datena e Tabata devem focar em seus históricos de vida e profissão.
A propaganda no rádio será veiculada das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na televisão, será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
A CNN mostra, a seguir, quais estratégias cada candidatura terá para apresentar nos horários.
Nunes
Com uma coligação de 12 partidos (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil), Nunes terá o maior tempo para propaganda: 6 minutos e 30 segundos.
Segundo o candidato, seu primeiro programa será uma apresentação de um pouco da sua história, mostrando também seus dois maiores apoiadores.
“Obviamente, a gente terá ali imagens demonstrando apoio do governador Tarcísio [de Freitas] e do presidente Bolsonaro”, explicou.
Já nos demais episódios, o foco será maior na maior apresentação de pessoas, ressaltando o apoio do governador e do ex-presidente.
Boulos
Com seis partidos apoiando sua candidatura (PDT, PSOL, Rede, PT, PCdoB e PV), Boulos terá 2 minutos e 22 segundos de horário eleitoral.
Boulos disse que em seu programa falará com as pessoas, a partir da apresentação de propostas.
“Eu não faço campanha para falar com o adversário, até porque estamos liderando as pesquisas. Eu faço campanha para falar com o povo de São Paulo”, citou o candidato.
Ainda de acordo com Boulos, Lula e a vice em sua chapa, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), também serão figuras presentes.
“O presidente Lula, é o presidente da República, tenho o maior orgulho de ter o apoio do presidente Lula. A Marta Suplicy é a minha vice que fez os CEUs [Centro Educacional Unificado], fez o Bilhete Único. Então vão estar no programa de TV”, finalizou.
Datena
O marqueteiro da campanha de Datena, Felipe Soutello, disse à CNN que o foco dos programas eleitorais será no que há de mais efetivo: a força da presença televisa do apresentador do “Brasil Urgente”, da TV Bandeirantes.
Datena terá 35 segundos para sua propaganda eleitoral, por ter dois partidos em sua candidatura: PSDB e Cidadania, que compõe uma federação.
“Vamos explorar a sua presença de tela para construir conhecimento na população de que o Datena que ela conhece de tantos anos agora é candidato a prefeito”, disse.
Segundo Soutello, o maior desafio da campanha é tornar a candidatura do apresentador conhecida.
“Diferente de outras candidaturas que precisam construir conhecimento do candidato, a nossa precisa fazer as pessoas saberem que ele é candidato. Os temas prioritários estão alinhados aos de maior preocupação da população: segurança e saúde”, mencionou o marqueteiro.
Tabata
Também serão disponibilizados 30 segundos para a candidatura de Tabata Amaral, que só tem o apoio de seu partido, o PSB.
Pedro Simões, marqueteiro da campanha, declarou à CNN que pelo pouco tempo de televisão e por ter uma legislação eleitoral “anacrônica”, em que a televisão tem regras muito mais restritas do que as redes sociais, o foco será em contar a biografia da candidata.
“[Será] bastante em cima da biografia dela, com um aspecto importante que é a origem dela, é uma mulher que nasceu na periferia. São Paulo nunca elegeu um prefeito ou uma prefeita que nasceu na preferia”, explicou Simões, citando que o ponto central das peças será a desigualdade na cidade.
De acordo com Simões, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, apoiadores de Tabata, também aparecerão nas inserções, mas ainda não foi definido quando.
Outros candidatos
Os demais candidatos — Bebetto Haddad (DC), Marina Helena (Novo), João Pimenta (PCO), Pablo Marçal (PRTB), Altino Prazeres (PSTU) e Ricardo Senese (UP) — não participarão do horário eleitoral por conta da cláusula de barreira.
Essas candidaturas focarão nas redes sociais, agendas com eleitores, distribuição de material impresso e participação em manifestações.
O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?