À CNN, Paes fala sobre relação com Lula, segurança pública e se vai ser candidato em 2026
Paes foi reeleito na cidade do Rio de Janeiro com mais de 60% dos votos válidos
O prefeito reeleito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), falou nesta quinta-feira (10) à CNN sobre a relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sobre a possibilidade de tentar se eleger governador em 2026.
Paes foi reeleito no último domingo (6) com 60,47% dos votos válidos (1,8 milhão de votos). Ele assume o quarto mandato como prefeito da capital fluminense.
Relação da cidade do Rio de Janeiro com o governo federal
“O presidente Lula, nas oportunidades que foi presidente da República, demonstrou enorme espírito federativo. Eu tenho muita convicção que ao longo dos mandatos do presidente Lula, e já vivi isso nesses dois anos desse mandato dele, o enorme carinho com o Rio de Janeiro e a enorme vontade de trabalhar em parceria nos mais diversos temas.”
Paes afirmou que não presta atenção nas diferenças com Lula, somente naquilo que os dois “convergem’.
“Presidente Lula é um grande parceiro, ajuda muito o Rio de Janeiro e converge muito com a nossa cidade”, declarou o prefeito reeleito.
Segurança pública
Paes foi questionado sobre a segurança pública na cidade do Rio de Janeiro, um dos principais temas de várias campanhas nessas eleições de 2024.
Ele reiterou que o combate ao crime é responsabilidade do Estado.
“Sempre estive e estou à disposição do governador Cláudio Castro, que nos lidera na segurança pública, com a Polícia Militar, o patrulhamento das ruas, com a Polícia Civil e seu papel investigativo, com o sistema penitenciário para ajudar e apoiar”, declarou.
“Temos mais de 5 mil câmeras instaladas na cidade, temos uma Guarda Municipal, enfrentamos os desafios da ordem pública, iluminamos bem as ruas da cidade, ou seja, são conjuntos de ações que auxiliam aquelas força que tem o papel de protagonismo, que são as forças de segurança pública estaduais”, acrescentou o prefeito do Rio de Janeiro.
Quem pode substituir o governador Cláudio Castro?
Eduardo Paes afirmou que deve continuar na Prefeitura do Rio de Janeiro e não se candidatar nas eleições de 2026, que elege o próximo governador do Estado.
O atual governador, Cláudio Castro (PL), não poderá concorrer por já estar no segundo mandato, após ter sido reeleito em 2022.
Paes afirma ainda que é “prematuro” dizer algum nome para substituir Castro.
“Tenho muito orgulho de ser prefeito dessa cidade. Em relação à eleição de 2026, acho que tá prematuro ainda, não dá pra dizer. O que eu acho é que o estado do Rio tem vivido uma sucessão de governos que tiveram muitos problemas e agora as coisas não vão bem no governo do estado. Existem desafios e nomes, é importante que forças políticas de direita, de esquerda, de centro, entendam que a prioridade deve ser o Rio de Janeiro e que não dá pra continuar no estado de coisas que nós estamos vivendo.”
Quando perguntado se vai cumprir o mandato até o fim, o prefeito reeleito admitiu que foi pressionado com essa questão ao longo da campanha: “me comprometi a ficar na Prefeitura, me fizeram até jurar pelo meu clube, o Vasco da Gama, me fizeram jurar pela minha escola de samba, a Portela e até pelo Rei Momo, portando aqui estou e aqui ficarei”.
Número de eleitores com nome social em 2024 é o maior na história