Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Unesp 2025: 1ª fase tem nível “médio” e questões sobre racismo ambiental e IA

    Questões sobre meio ambiente e sustentabilidade foram destaques, avalia professor; o nível de dificuldade da prova foi apontado como médio

    Tamiris Gomescolaboração para a CNN

    A primeira fase do vestibular 2025 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) acorreu nesta sexta-feira (15). De acordo com professores ouvidos pela CNN, temas como meio ambiente e sustentabilidade foram eixos principais da prova.  

    Mais de 60 mil estudantes responderam 90 questões que envolviam as disciplinas de linguagens (português e literatura, inglês, educação física e arte); ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza (biologia, física e química); e matemática.  

    De acordo com Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Educação, a prova — que pode ser acessada na íntegra — abordou temas diversos e de maneira interdisciplinar. “Houve algumas conexões entre teoria e prática. Os principais tópicos são agrupados em categorias temáticas que refletem desafios do mundo contemporâneo”, comentou à CNN.  

    Questões sobre meio ambiente e sustentabilidade foram destaques, avalia o professor. “A prova explorou, por exemplo, as consequência das cadeias produtivas como a do cacau. Tinha uma questão sobre racismo ambiental e questões que refletiam as mudanças climáticas que afetam desproporcionalmente as populações mais vulneráveis”, disse.  

    Além dos efeitos da agricultura na economia, ele apontou que a prova da Unesp trouxe questões sobre estratégias urbanas, como arquitetura hostil e gentrificação, cujo termo também apareceu na redação do Provão Paulista deste ano.  

    Os impactos do colonialismo em territórios africanos e latino-americanos também tiveram espaço no exame, de acordo com Celedônio.  

    “A prova trouxe ainda elementos sobre tecnologia (como inteligência artificial) e inclusão social, destacadas como desafios urgentes, exigindo do candidato um olhar crítico e interdisciplinar”, acrescentou o diretor.  

    Nível de dificuldade médio

    De acordo com Viktor Lemos, diretor geral do Curso Anglo, a prova “foi bem elaborada, com nível médio de dificuldade para os candidatos com questões clássicas e bastante distribuídas”.  

    “Chama a atenção a quantidade grande de questões de gramática neste ano. Exigiu dos candidatos bastante gramática, mas uma gramática aplicada”, disse Lemos, à CNN.  

    Nesse sentido, ela avaliou a prova como moderna. “Em relação aos textos de língua portuguesa e língua inglesa, também teve uma variedade de textos, desde memes até os textos clássicos no campo da literatura”, apontou.

    Matemática foi mais exigente

    Segundo Lemos, as questões de matemática foram mais exigentes. “Das oito questões, apenas duas eram mais tranquilas e as outras seis exigiam do candidato conhecimentos técnicos e, às vezes, detalhes da teoria.” 

    Gabarito oficial

    A Vunesp (Fundação para o Vestibular), responsável pelo vestibular da Unesp, disponibilizou o gabarito oficial da prova da primeira fase logo após o fim da aplicação.

    Quando será a 2ª fase

    Unesp divulgará os convocados para a segunda fase no dia 2 de dezembro. Os estudantes que passarem vão realizar a segunda fase nos dias 8 e 9 de dezembro.

    Vagas na Unesp

    Os candidatos concorrem a 6.596 vagas de graduação, entre áreas de biológicas, exatas e humanas, em medicina, engenharia aeronáutica e comunicação, por exemplo. Os cursos da universidade são oferecidos em 24 cidades de São Paulo.  

    A Unesp é uma das melhores da América Latina e do Caribe, segundo a classificação da QS World University Rankings. A instituição foi uma das quatro brasileiras que ficaram no top 10 do ranking, junto com USP, Unicamp e UFRJ. 

    Brasil volta ao top 200 universidades do mundo após 12 anos; veja

     

    Tópicos