Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem 2024 traz discussão sobre memes e fake news

    Uma questão de linguagens discute se os memes têm relação com o aumento das notícias falsas

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='11073523' html_id_prefix='featured_' ]

    Um dos destaques da prova de linguagens do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano foi uma questão sobre memes. O primeiro dia do exame acontece neste domingo (3).

    Vinicius Beltrão, coordenador de Ensino e Inovações do SAS Educação, explicou que a pergunta questionava se a propagação dessas memes traz um aumento na divulgação de fake news.

    Para o professor, a questão “cobrava do candidato um olhar crítico sobre o uso de memes trazendo à luz a problemática das fake news“.

    Como contexto, a pergunta citava o texto “Memes e fake news: o impacto na educação das crianças”, do Portal Lunetas, o qual questiona: “será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens que postam, curtem e compartilham?”

    Na reportagem, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e criador do Museu de Memes, Viktor Chagas, comenta que “os memes são simplesmente um recurso de linguagem, uma estratégia de comunicação, um gênero midiático”.

    O perigo de disseminar desinformação e superficializar o debate político é de quem faz o uso deles: “o principal problema advindo desse cenário não são os memes, mas sim a nossa capacidade de interpretá-los”.

    Prova de linguagens

    No geral, a prova de linguagens teve nível fácil. Um destaque foi a questão sobre a gramaticalização de línguas indígenas.

    “Mais uma vez, o Enem cede espaço para uma rica discussão em torno da diversidade linguística e vocabular do nosso idioma, tornando os dialetos originários — por vezes menosprezados pelos falantes das variantes de maior prestígio social — protagonistas da análise necessária na questão.”

    CNN terá gabarito extraoficial do Enem

    CNN terá o gabarito extraoficial do exame. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e estará disponível em nosso portal a partir das 19h. 

    Além disso, a cobertura contará com o tema da redação, análise de professores sobre as referências usadas na prova, os destaques e o nível de dificuldade do exame.

    Ceará lidera lista de estados com mais alunos inscritos no Enem

    Tópicos