Temas da redação do Enem: IA, evasão escolar e saúde mental são apostas
A prova da redação do Enem acontece neste domingo, 3 de novembro
À medida que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproxima, cresce a preocupação dos estudantes em relação ao tema da redação. Inteligência artificial (IA)? Mudanças climáticas? Saúde mental? Qual será o assunto?
A verdade é que não tem como saber o tema antecipadamente. Mas, com base nos anos anteriores, podemos especular algumas possibilidades.
Veja uma lista com 10 possíveis temas, segundo as plataformas Aprova Total e Descomplica:
- Inteligência artificial e regulamentação – O Enem pode abordar como a IA está transformando o trabalho, a produção artística e a disseminação de informações. A proposta pode exigir que o estudante fale sobre a necessidade de leis que garantam o uso ético e seguro da IA.
- Evasão escolar e direito à educação – Nesse caso, o candidato pode falar sobre os fatores que levam ao abandono escolar, como a pobreza, a necessidade de trabalhar cedo, a falta de infraestrutura educacional e a violência. Além disso, o estudante pode mencionar como a evasão escolar perpetua o ciclo de pobreza no país.
- Saúde mental no Brasil – O tema pode abranger depressão, ansiedade ou até os efeitos deixados pela pandemia de Covid-19. Os candidatos podem abordar os impactos psicológicos das redes sociais e discutir a importância de políticas públicas voltadas para cuidados psicológicos, por exemplo.
- Inclusão de pessoas com deficiência – A proposta pode destacar os desafios vividos pelas pessoas com deficiência no cotidiano, na educação e no mercado de trabalho. O candidato pode abordar a necessidade de criação de políticas públicas para assegurar seus direitos.
- Segurança alimentar, obesidade e transtornos alimentares – Sobre essa temática, uma possibilidade é falar sobre como o acesso à alimentação saudável ainda é restrito a alguns grupos e como isso impacta a saúde pública. A prova pode destacar o consumo de alimentos ultraprocessados e associar ao crescimento do número de pessoas com obesidade e diabetes.
- Sistema carcerário – Um dos problemas do sistema carcerário no Brasil é a superlotação dos presídios e a dificuldade de ressocialização. O candidato pode abordar o papel do Estado de garantir os direitos fundamentais dessa população.
- Violência patrimonial contra mulheres no Brasil – A violência contra a mulher já foi tema de redação em outros anos. No caso da violência patrimonial, trata-se do controle de bens e da destruição de recursos das mulheres por seus companheiros, ações para mantê-las em situações de dependência e vulnerabilidade.
- Apagão de professores – O número de professores tem diminuído nos últimos anos devido aos baixos salários, más condições de trabalho e a falta de valorização da carreira de docente. Além disso, o Censo da Educação Superior 2023 apontou que a modalidade à distância tem crescido na formação de professores, já que 67% dos matriculados em licenciaturas estão em cursos EAD.
- Precarização do mercado de trabalho no país – O termo “uberização” ganhou destaque nos últimos anos para ressaltar trabalhos com contratos flexibilizados, que não garantem os direitos trabalhistas, ou sem contrato.
- Desaparecimento de pessoas no país – Em 2023, foram registrados 80.317 casos de desaparecimento de pessoas em todo o país, segundo o Anuário da Segurança Pública 2024. O estudante pode reforçar a necessidade de amparo às famílias com pessoas desaparecidas.
A redação do Enem será neste domingo (3), junto com as provas de linguagens e ciências humanas.
CNN terá gabarito extraoficial do Enem
A CNN terá o gabarito extraoficial do exame nos dois dias da prova. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e estará disponível em nosso portal a partir das 19h.
Além disso, a cobertura contará com o tema da redação, análise de professores sobre as referências usadas na prova, os destaques e o nível de dificuldade do exame.