Enem: 5 questões de linguagens para testar seus conhecimentos
Responda o quiz com questões do Enem enquanto treina para a prova
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. A prova é composta por 180 questões de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além da redação.
A CNN separou cinco questões de linguagens de provas anteriores do Enem para você testar os seus conhecimentos.
Confira:
Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam em seu bolso tinham o nome de Enoch J. Drebber, Cleveland, Ohio, EUA. Não houve assalto e nosso homem não conseguiu encontrar algo que indicasse como ele morreu. Não havia marcas de sangue, nem feridas nele. Não sabemos como ele entrou na casa vazia. Na verdade, todo assunto é um quebra-cabeça sem fim. Se puder vir até a casa seria ótimo, se não, eu lhe conto os detalhes e gostaria muito de saber sua opinião. Atenciosamente, Tobias Gregson.DOYLE, A. C. Um estudo em vermelho. Cotia: Pé de Letra, 2017.
<p>(Enem 2019) Considerando o objetivo da carta de Tobias Gregson, a sequência de enunciados negativos presente nesse texto tem a função de</p>
- restringir a investigação, deixando-a sob a responsabilidade do autor da carta.
- refutar possíveis causas da morte do cavalheiro, auxiliando na investigação.
- identificar o local da cena do crime, localizando-o no Jardim Lauriston.
- introduzir o destinatário da carta, caracterizando sua personalidade.
- apresentar o vigia, incluindo-o entre os suspeitos do assassinato.
Sítio GerimumEste é o meu lugar […]Meu Gerimumé com gVocêpode ter estranhadoGerimumem abundânciaAqui era plantadoE com a letra gMeulugar foi registrado.OLIVEIRA, H. D. Língua Portuguesa, n. 88, fev. 2013 (fragmento).
<p>(Enem 2017) Nos versos de um menino de 12 anos, o emprego da palavra “Gerimum” grafada com a letra “g” tem por objetivo</p>
- valorizar usos informais caracterizadores da norma nacional.
- confirmar o uso da norma-padrão em contexto da linguagem poética.
- enfatizar um processo recorrente na transformação da língua portuguesa.
- registrar a diversidade étnica e linguística presente no território brasileiro.
- reafirmar discursivamente a forte relação do falante com seu lugar de origem.
Mas seu olhar verde, inconfundível, impressionante, iluminava com sua luz misteriosa as sombrias arcadas superciliares, que pareciam queimadas por ela, dizia logo a sua origem cruzada e decantada através das misérias e dos orgulhos de homens de aventura, contadores de histórias fantásticas, e de mulheres caladas e sofredoras, que acompanhavam os maridos e amantes através das matas intermináveis, expostas às febres, às feras, às cobras do sertão indecifrável, ameaçador e sem fim, que elas percorriam com a ambição única de um “pouso” onde pudessem viver, por alguns dias, a vida ilusória de família e de lar, sempre no encalço dos homens, enfebradospela procura do ouro e do diamante.PENNA, C. Fronteira. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d.
<p>(Enem 2022) Ao descrever os olhos de Maria Santa, o narrador estabelece correlações que refletem a</p>
- caracterização da personagem como mestiça.
- construção do enredo de conquistas da família.
- relação conflituosa das mulheres e seus maridos.
- nostalgia do desejo de viver como os antepassados.
- marca de antigos sofrimentos no fluxo de consciência.
O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. ROSA, J. G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
<p>(Enem 2014) No romance Grande sertão: veredas, o protagonista Riobaldo narra sua trajetória de jagunço. A leitura do trecho permite identificar que o desabafo de Riobaldo se aproxima de um(a)</p>
- diário, por trazer lembranças pessoais.
- fábula, por apresentar uma lição de moral.
- notícia, por informar sobre um acontecimento.
- aforismo, por expor uma máxima em poucas palavras.
- crônica, por tratar de fatos do cotidiano.
Quem procura a essência de um conto no espaço que ficaentre a obra e seu autor comete um erro: é muito melhor procurar não no terreno que fica entre o escritor e sua obra, mas justamente no terreno que fica entre o texto e seu leitor.OZ, A. De amor e trevas. São Paulo: Cia. das Letras, 2005 (fragmento).
<p>(Enem 2016) A progressão temática de um texto pode ser estruturada por meio de diferentes recursos coesivos, entre os quais se destaca a pontuação. Nesse texto, o emprego dos dois pontos caracteriza uma operação textual realizada com a finalidadede</p>
- comparar elementos opostos.
- relacionar informações gradativas.
- intensificar um problema conceitual.
- introduzir um argumento esclarecedor.
- assinalar uma consequência hipotética.
Local de prova
Os estudantes já podem conferir o local de prova do Enem no Cartão de Confirmação de Inscrição, que está disponível na Página do Participante. O documento também traz o número de inscrição, data e hora.
Calendário do Enem 2024:
- Primeiro dia de prova: 3 de novembro de 2024;
- Segundo dia de prova: 10 de novembro de 2024;
- Divulgação dos gabaritos: 20 de novembro de 2024;
- Resultado do Enem: 13 de janeiro de 2025.
Enem: conheça podcasts de atualidades para ir bem na prova e redação