Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem 2024: tive um imprevisto no dia da prova, e agora?

    Se você teve isenção da taxa de inscrição do Enem, deve justificar a ausência no exame

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    Você teve algum imprevisto e não conseguiu participar do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Ou está com medo de não poder ir no segundo dia da prova?

    O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) possibilita que os estudantes que tiveram problemas logísticos durante a aplicação do exame ou que tiveram alguma doença infectocontagiosa, como tuberculose, influenza humana A e B e covid-19, nas semanas do Enem solicitem a reaplicação da prova entre os dias 11 e 15 de novembro.

    A reaplicação será nos dias 10 e 11 de dezembro.

    O Inep também possibilita que os estudantes que tiveram a taxa de inscrição isenta no exame justifiquem sua ausência.

    Segundo o instituto, justificar a ausência é necessário para quem quer solicitar nova isenção na edição seguinte do Enem.  

    “A justificativa de ausência no Enem é imprescindível ao participante que obteve a isenção da taxa de inscrição do exame, não compareceu às provas nos dois dias de aplicação e quer solicitar isenção da taxa de inscrição”, diz o site. 

    Com base no exame do ano passado, os motivos aceitos para justificar a ausência são: 

    • Roubo ou furto; 
    • Acidente de trânsito; 
    • Casamento ou Contrato de União Estável; 
    • Morte na família; 
    • Maternidade ou paternidade; 
    • Acompanhamento de familiar; 
    • Privação de liberdade; 
    • Emergência, internação, repouso médico ou odontológico; 
    • Trabalho; 
    • Deslocamento a trabalho; 
    • Intercâmbio acadêmico; 
    • Atividade curricular. 

    O período para justificar a ausência no Enem 2024 deve ser aberto no próximo ano. 

    Como foi o primeiro dia de Enem

    No último domingo (3), o tema da redação tratou da herança africana no Brasil, o que, logo após a divulgação, repercutiu nas redes sociais e foi apontado por professores ouvidos pela CNN como acessível e necessário.

    As provas de linguagens e ciências humanas foram marcadas por longos textos e questões raciais e identitárias. Outros destaques presentes nas avaliações foram menção a Rita Lee, esportes, fake news e memes, além da COP e os desafios climáticos que o Brasil enfrenta.

    CNN divulga gabaritos extraoficiais

    Apesar dos gabaritos oficiais só terem previsão de divulgação para o dia 20 de novembro, a CNN já divulgou gabaritos extraoficiais das prova realizadas no dia 3 de novembro, a partir da correção de uma equipe de professores do SAS Educação. Além disso, é possível conferir um dos cadernos de provas na íntegra.

    Os gabaritos extraoficiais das provas de ciências da natureza matemática, que ocorrem no dia 10 de novembro, também estarão disponíveis no site da CNN após o fim da aplicação do Enem.

    5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais

    Tópicos