Enem 2024: saiba como organizar seu tempo em cada dia da prova
A CNN conversou com professores e trouxe dicas de controle do tempo
O controle do tempo no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um fator fundamental para os estudantes darem conta de resolver as 180 questões e a redação da prova.
Por isso, a CNN conversou com professores para trazer as melhores técnicas de controle do tempo para os estudantes.
Primeiro dia
No primeiro dia do Enem, o aluno tem 5h30 para fazer a prova composta por 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação. Isso dá três minutos para resolver cada pergunta e sobra uma hora para o texto.
Para a prova de linguagens, a professora de redação Candice Almeida, do Colégio Positivo em Curitiba, recomendou ler as alternativas antes do texto. “Às vezes, o aluno nem precisa do texto para resolver aquela questão; isso pode diminuir o tempo de resolução de cada questão”.
Redação
Para a redação, Almeida não sugere escrever todo o texto no começo ou no final da prova, mas fazer ao longo dela.
“O ideal é abrir o caderno de questões e ir direto para a leitura da proposta. Nesse momento é hora de ler os textos motivadores e sublinhar ideias importantes. De repente, se houver segurança, daria até para produzir a introdução. Depois, sugiro ir para as questões.”
Ela afirma que deixar a redação de lado por um tempo pode dar mais produtividade ao cérebro e fazer com que surjam insights para o texto. Além disso, o caderno de questões pode trazer alguma ideia de repertório.
Essa é uma das possibilidades que podem auxiliar os estudantes na redação. Para outras pessoas, o ideal é escrever o rascunho da redação no começo da prova, partir para as questões e depois voltar para revisar e finalizar o texto.
Segundo dia
No segundo dia do Enem, o candidato tem 4h30 para responder 45 perguntas de ciências da natureza e 45 de matemática. Ou seja, são três minutos para cada questão.
Uma outra estratégia recomendada por professores é começar lendo rapidamente todas as questões e respondendo as mais fáceis, deixando as mais difíceis para o final. Isso pode fazer com que sobre mais tempo para as questões que o candidato tem mais dificuldade.
Calendário do Enem
- 3 de novembro: primeiro dia de prova
- 10 de novembro: segundo dia de prova
- 20 de novembro: divulgação dos gabaritos
- 13 de janeiro de 2025: resultado do Enem