Enem 2024: o que acontece se perder o 2º dia de prova
Os candidatos fazem as provas de matemática e ciências da natureza neste domingo (10)
- 1 de 10
Estudantes chegam na Universidade Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, para segundo e último dia do Enem 2024, neste domingo (10) • Leandro Chemalle/Thenews2/Estadão Conteúdo
- 2 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 3 de 10
Uma mãe acaricia sua filha antes dos portões fecharem no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
-
- 4 de 10
Estudante chega para o Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 5 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 6 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal
-
- 7 de 10
Estudantes se apressam para pegar os portões abertos da FMU Vila Nova Conceição, na zona sul da capital paulista, para segundo e último dia do Enem 2024 • Leandro Chemalle/Thenews2/Estadão Conteúdo
- 8 de 10
Estudantes chegam para segundo e último dia do 2024, na FMU Liberdade, região central de São Paulo • Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo
- 9 de 10
Estudantes chegam para segundo e último dia de aplicação do Enem 2024, na FMU Liberdade, região central de São Paulo • Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo
-
- 10 de 10
Estudantes no segundo dia do Enem na UNIP Vergueiro em São Paulo • Paulo Pinto/Agência Brasil
Estudantes de todo o Brasil fazem o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (10). Eles respondem a 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Enquanto isso, outros candidatos podem ter perdido a prova. O que acontece com esses participantes?
Segundo o edital do Enem, estudantes que tiveram problemas logísticos durante a aplicação do Enem ou que tiveram alguma doença infectocontagiosa, como tuberculose, influenza humana A e B e covid-19, podem solicitar a reaplicação da prova entre os dias 11 e 15 de novembro.
A reaplicação será nos dias 10 e 11 de dezembro.
Já aqueles que perderam o exame por outros motivos, como atraso, terão a nota final do Enem prejudicada, pois eles não terão as notas de matemática e ciências da natureza.
Nesses casos, será mais difícil para os candidatos usarem o Enem para ingressar em universidades por meio dos programas do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Apesar disso, o professor Paulo Jubilut, fundador da plataforma Aprova Total, recomenda que o estudante não desanime e aproveite o momento para se preparar para outras oportunidades.
“O aluno não deve se abater. Se a prova não saiu como esperado, ainda há outros vestibulares neste ano e a chance de continuar estudando com foco no Enem de 2025. É uma jornada, e cada etapa contribui para um resultado positivo lá na frente”, comenta o professor.
Como foi o primeiro dia de Enem
No último domingo (3), o tema da redação tratou da herança africana no Brasil, o que, logo após a divulgação, repercutiu nas redes sociais e foi apontado por professores ouvidos pela CNN como acessível e necessário.
As provas de linguagens e ciências humanas foram marcadas por longos textos e questões raciais e identitárias. Outros destaques presentes nas avaliações foram menção a Rita Lee, esportes, fake news e memes, além da COP e os desafios climáticos que o Brasil enfrenta.
Gabarito do Enem
Assim como no primeiro dia, a CNN terá o gabarito extraoficial do exame neste domingo. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e estará disponível em nosso portal após o fim da prova.
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais