Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    10 erros que podem zerar a redação do Enem; entenda

    Fugir ao tema e deixar recado para os avaliadores estão entre os motivos para tirar zero no texto

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    A nota da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai de zero a mil. Essa pontuação é uma das maiores preocupações de quem vai prestar o exame nos dias 3 e 10 de novembro de 2024.

    Tirar a nota máxima não é fácil, mas existem algumas estratégias que podem ser usadas, como demonstrar da domínio da escrita formal da língua portuguesa, aplicar repertório e defender um ponto de vista.

    E para tirar zero? O que não se pode fazer? Segundo o MEC (Ministério da Educação), existem 10 motivos para zerar a redação. Confira a lista:

    1. Fugir totalmente ao tema;
    2. Não escrever um texto dissertativo-argumentativo;
    3. Deixar a folha de redação em branco;
    4. Escrever menos de sete linhas manuscritas ou menos de 10 linhas no sistema Braille;
    5. Colocar insultos, desenhos e outras formas propositais de anulação na redação;
    6. Escrever parte deliberadamente desconectada do tema proposto, como reflexões sobre a prova, bilhetes para os avaliadores e mensagens políticas;
    7. Colocar nome, assinatura ou qualquer forma de identificação no texto;
    8. Escrever a redação predominantemente em língua estrangeira;
    9. Escrever um texto ilegível, que impossibilite a leitura por dois avaliadores;
    10. Se o candidato copiar o texto da prova de redação ou do caderno de questões, terá o número de linhas copiadas desconsideradas.

    Fuga ao tema

    Fugir ao tema significa que o estudante não abordou nem o assunto mais amplo, nem o tema específico proposto na redação, de acordo com o MEC.

    Por exemplo, no Enem 2023, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Nesse caso, receberam zero por fuga ao tema os candidatos que abordaram o trabalho no Brasil, sem relacionar ao trabalho de cuidado ou à mulher; ainda os que falaram sobre a assistência oferecida por instituições públicas ou privadas sem mencionar a pessoa que cuida; ou os alunos que abordaram o trabalho de cuidado exercido exclusivamente por homens.

    As informações são da cartilha da redação do Enem 2024, divulgada nesta semana pelo MEC. O documento detalha como a correção é feita, quais são os critérios de avaliação e traz exemplos de redações nota mil da última edição da prova. Tudo para ajudar os estudantes a melhorarem o desempenho no texto.

    5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais

    Tópicos