Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Yellen alerta CEOs de bancos sobre consequências econômicas “severas” se o teto de dívida não for resolvido

    Estados Unidos se aproximam do dia 1º de junho, data em que o país pode ficar sem dinheiro para pagar suas contas, a menos que os legisladores aumentem o teto de dívida

    Matt Eganda CNN

    Durante a reunião com diversos CEOs de bancos nesta quinta-feira (18), a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, enfatizou a necessidade urgente de o Congresso abordar o teto da dívida, de acordo com um relatório oficial da reunião.

    O encontro, que aconteceu em Washington e incluiu o CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, e a CEO do Citigroup, Jane Fraser, teve como uma das pautas os riscos do teto da dívida. Yellen também realizou uma reunião com executivos de bancos de médio porte, disse uma fonte familiarizada com o assunto à CNN, já que os Estados Unidos se aproximam do 1º de junho, data em que o país pode ficar sem dinheiro para pagar suas contas, a menos que os legisladores aumentem o teto da dívida.

    Ao falar com os CEOs de bancos maiores, Yellen discutiu a “necessidade urgente de o Congresso abordar o limite da dívida e destacou as consequências reais e graves da inadimplência para o sistema bancário e para a economia doméstica e global”, disse o comunicado.

    Yellen descreveu como um possível fracasso de aumentar ou suspender o limite da dívida seria “catastrófico” para o sistema financeiro, famílias e empresas – um ponto repetido por Dimon e outros executivos em comentários públicos.

    Além do teto da dívida, Yellen e os CEOs de Wall Street discutiram a crise bancária em curso.

    Yellen “reafirmou a força e solidez do sistema bancário dos EUA, observando que ele permanece bem capitalizado com forte liquidez”, disse o Tesouro.

    Em um aceno aos esforços do setor para lidar com o banco regional First Republic, que entrou em falência no início do mês e foi adquirido pelo JPMorgan Chase, Yellen “agradeceu muitos dos participantes por sua liderança e apoio na resposta a esses desenvolvimentos do mercado”, de acordo com o relatório.

    Yellen também se reuniu com CEOs de bancos de médio porte

    Além de se reunir com CEOs de grandes bancos, Yellen se encontrou com executivos de bancos de médio porte, disse à CNN uma pessoa familiarizada com o assunto.

    Tanto o teto da dívida quanto o estresse bancário surgiram como pautas durante a reunião de Yellen com a Mid-Size Bank Coalition of America, um grupo comercial da indústria, disse a fonte.

    O MBCA representa cerca de 100 bancos de médio porte de todo o país, incluindo aproximadamente oito credores da Califórnia, onde o First Republic e o Silicon Valley Bank estavam baseados antes de seu colapso.

    Durante a reunião, realizada no Departamento do Tesouro, os CEOs de bancos de médio porte expressaram grande preocupação sobre como o impasse do teto da dívida afetará suas instituições, disse a fonte à CNN.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original