Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Williams, do Fed de NY, diz que será apropriado aumentar juros em março

    Economia forte e inflação acima da meta de 2% indicam que é hora de elevar a faixa-alvo dos juros, disse o presidente do Fed de Nova York

    John Williams, presidente do Federal Reserve de Nova York, fala em evento em Nova York
    John Williams, presidente do Federal Reserve de Nova York, fala em evento em Nova York 06/11/2019REUTERS/Carlo Allegri

    da Reuters

    Será apropriado que o Federal Reserve comece a aumentar os juros em março em resposta à inflação elevada e ao forte crescimento do emprego, disse o presidente do Fed de Nova York, John Williams, nesta sexta-feira (18).

    “Com a economia forte de hoje e a inflação bem acima da nossa meta de 2% no longo prazo, é hora de iniciar o processo de mover a faixa-alvo dos juros de volta a níveis mais normais”, disse Williams em comentários preparados para evento virtual organizado pela New Jersey City University e pelo Instituto Guarini para Educação Internacional e Mobilidade Econômica.

    “Em particular, espero que seja apropriado aumentar a faixa-alvo em nossa próxima reunião, em março.”

    Depois que os aumentos das taxas de juros estiverem em andamento, o próximo passo seria o Fed começar a reduzir suas participações em Treasuries e títulos lastreados em hipotecas, disse Williams. Ele espera que esse processo comece ainda neste ano.

    Williams disse esperar que o Produto Interno Bruto (PIB) real dos EUA cresça um pouco menos de 3% em 2022 e que a taxa de desemprego caia para cerca de 3,5% até o fim do ano.

    Ele projeta que a inflação medida pelo índice PCE arrefecerá para cerca de 3% e cairá ainda mais no próximo ano, à medida que os desafios no lado da oferta se dissiparem.