Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Depois do colapso do Silicon Valley Bank, para onde vão os juros?

    O governo americano e o Banco Central do país correram para evitar uma crise de confiança no sistema financeiro

    William Waackda CNN

    O governo americano e o Banco Central do país correram para evitar uma crise de confiança no sistema financeiro. Dizendo que vão evitar um colapso, custe o que custar, diante de sinais de que até alguns grandes bancos começaram a sofrer com a insolvência do Silicon Valley Bank.

    Os detalhes dos pacotes de salvamento oferecidos pelo governo foram ofuscados por outra pergunta. Com óbvio impacto aqui para o Brasil:

    Depois desse colapso, para onde vão os juros? Os juros estão altos nos Estados Unidos e contava-se com outra subida na semana que vem, para combater a persistente inflação.

    Mas o Fed vai manter a subida de juros mesmo diante da ameaça de recessão trazida pela atual crise?

    Em menos de dois dias as apostas mudaram completamente nos mercados ao redor do planeta. E passaram de calcular com juros mais altos para calcular com juros mais baixos ou, pelo menos, com uma parada no ritmo de subida.

    Pois o dilema do Fed foi exposto de maneira brutal: esfriar a inflação ao risco de debilitar o sistema financeiro com juros altos?

    No caso do Brasil, já se acreditava numa descida dos juros antes mesmo da mais nova crise financeira americana, por conta do ritmo lento da economia brasileira e crescentes dificuldades com crédito. Os acontecimentos nos Estados Unidos reforçam essa visão.