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    Vendas no comércio varejista caem 2,6% em dezembro e avançam 1% no ano, diz IBGE

    Mercado esperava recuo de 0,7% na comparação mensal, segundo pesquisa da Reuters, e avanço anual de 2,40%

    Tamara Nassifda CNN

    em São Paulo

    O volume de vendas do comércio varejista no país recuou 2,6% na passagem de novembro para dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9). Essa é a segunda queda consecutiva do setor.

    No acumulado de 2022, o varejo avançou 1% — o menor crescimento desde 2016, quando marcou recuo de 6,2%. Em relação ao mesmo período de 2021, o setor apresentou alta de 0,4%.

    O mercado esperava recuo de 0,7% na comparação mensal, segundo pesquisa da Reuters, e avanço anual de 2,40%.

    “Esse resultado acumulado no ano está muito próximo ao dos anos anteriores. Em 2021, por exemplo, houve ganho acumulado de 1,4%, então, em 2022, há um crescimento similar, mas ainda mais tímido”, afirmou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, em comunicado.

    “Além disso, é muito concentrado, em termos de variação, no setor de combustíveis e lubrificantes, que acumulou alta de 16,6% no ano, uma distância grande para o acumulado dessa atividade em 2021 (0,3%).”

    Segundo a pesquisa, cinco das oito atividades avaliadas fecharam 2022 no azul: combustíveis e lubrificantes (16,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (14,8%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,3%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,7%).

    A queda de 2,6% em relação a novembro é a maior desde agosto de 2021, quando o setor registrou recuo de 4,8%.

    “Esse resultado de -2,6% acentua a queda do mês anterior (-0,9%). Em agosto de 2021, a retração de 4,8% havia sido precedida por um crescimento, ou seja, era um rebatimento, o que não é o caso do resultado de dezembro”, explica Santos.

    “Nesse indicador não há aumento há três meses e esse cenário é ligado a um Natal mais fraco e a uma Black Friday mais fraca.”

    A pesquisa ainda aponta que a queda foi disseminada por 19 unidades da Federação, com destaque para o Distrito Federal, que viu recuo de 8%, Paraíba, de 5,8%, e Amapá, de 4,8%.

    Entre as oito que tiveram resultados positivos, os destaques foram Rondônia (3,3%), Mato Grosso (2,8%) e Tocantins (1,6%).