Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vendas do Dia dos Solteiros na China pode chegar a 1 trilhão de yuans

    Volume gerado, no entanto, é apenas 5% maior que em 2021, apontando para uma desaceleração na principal data do varejo chinês

    Michelle Tohdo CNN Business

    O Dia dos Solteiros da China, o maior evento anual de compras do mundo, é conhecido por bater recordes de vendas regularmente.

    A bonança deste ano, que terminou na sexta-feira (11) e é liderada pelos titãs da internet Alibaba e JD.com, provavelmente não será exceção: os analistas esperam que acumule 1 trilhão de yuans (US$ 140,8 bilhões) em vendas pela primeira vez.

    O Dia dos Solteiros geralmente eclipsa dois dos eventos de vendas mais populares do mundo – Black Friday e Cyber ​​Monday – combinados. O festival, também conhecido como “Double 11” (Duplo 11), está atrelado ao feriado não oficial da China, anti-Dia dos Namorados, que celebra pessoas que não estão em relacionamentos românticos. A data — 11.11 — foi escolhida desde que escrita, aparece como quatro números únicos.

    Mas a projeção representaria apenas um pequeno aumento – cerca de 5% – nos 952,3 bilhões de yuans (US$ 134,2 bilhões) registrados em 2021. Isso marca uma desaceleração histórica no crescimento.

    Os especialistas sinalizaram dois fatores principais por trás da perda de ímpeto este ano: a concorrência está em alta e a confiança do consumidor está em baixa.

    O foco, segundo eles, mudou de gerar vendas maciças para manter os clientes satisfeitos, principalmente em um ambiente incerto.

    Xiaofeng Wang, analista principal da empresa de pesquisa Forrester, disse ao CNN Business que acredita que as vendas do Dia dos Solteiros ultrapassarão a marca do trilhão de yuans nesta semana.

    No entanto, “é simplesmente impossível sustentar um alto crescimento ano a ano”, disse ela. “As empresas sabem que não é uma estratégia sustentável. É por isso que eles querem se concentrar na experiência do cliente e na fidelidade do cliente.”

    Uma “visão mais sombria”

    O crescimento das vendas já vinha desacelerando nos últimos anos.

    Em 2021, a contagem do Dia dos Solteiros subiu 13%, “o menor avanço de todos os tempos”, segundo uma análise da Bain & Company.

    Deborah Weinswig, CEO e fundadora da Coresight Research, uma empresa global de consultoria e pesquisa especializada em varejo e tecnologia, disse que é difícil comparar o crescimento anual, já que o período do evento mudou.

    “Quando o Alibaba lançou inicialmente o 11.11, o período de vendas durou 24 horas”, observou ela. Agora, o evento pode se estender por cerca de duas semanas ou mais, dependendo de cada varejista.

    Weinswig acrescentou que os fornecedores também estavam enfrentando uma série de obstáculos desta vez, ligados à economia em geral.

    “Dadas as fracas vendas no varejo da China este ano, o declínio da confiança do consumidor, a política implacável de zero Covid e o ambiente macroeconômico incerto, o crescimento do festival 11.11 pode desacelerar, pois os consumidores estão mais cautelosos em fazer compras discricionárias”, disse Weinswig ao CNN Business.

    “Além disso, o aumento da regulamentação governamental das indústrias de tecnologia e transmissão ao vivo pode prejudicar o crescimento das vendas este ano.”
    De acordo com uma pesquisa da Bain, 34% dos clientes que retornaram do Dia dos Solteiros no ano passado disseram que planejavam gastar menos.

    “Apenas 24% disseram que planejavam gastar mais – uma perspectiva marcadamente mais sombria do que em 2021”, observou a consultoria.

    Os especialistas da Bain acrescentaram que, embora eles também possam ver o festival cruzando 1 trilhão de yuans em vendas, “o crescimento relativamente modesto necessário para esse feito está longe de ser garantido”.

    Um setor em evolução

    A China está passando por desafios econômicos históricos, pois continua a lidar com o impacto de uma política rigorosa de “zero Covid” e uma economia global enfraquecida.

    Como resultado, os consumidores têm recuado. No mês passado, os dados mostraram que as vendas no varejo chinês aumentaram 2,5% em setembro, significativamente abaixo do salto de 5,4% registrado em agosto.

    Neste Dia dos Solteiros, os consumidores também são afetados pela “fadiga do festival de compras”, devido a um aumento nos eventos de venda online que levaram os clientes a “estocar ao longo do ano” em vez de economizar para grandes compras únicas, de acordo com Kelly. Liu, o chefe da prática de varejo da Bain na Grande China, com sede em Xangai.

    Mesmo assim, o evento continuará sendo importante para os varejistas, acrescentou Liu.

    Wang, analista da Forrester, disse que as empresas estão respondendo ao aumento da concorrência. O Alibaba, por exemplo, estendeu uma janela para os clientes reivindicarem uma “garantia de preço mais baixo”, oferecendo frete grátis para devoluções, observou ela.

    Liu também disse que alguns varejistas “começaram a enviar mais cedo para evitar congestionamentos” causados ​​por problemas na cadeia de suprimentos relacionados ao Covid.

    O Dia dos Solteiros “não vai a lugar nenhum”, concluiu James Yang, sócio da Bain em Hong Kong.

    “No entanto, em termos de participação nas vendas, isso provavelmente diminuirá”, acrescentou. “Isso não é necessariamente negativo; aponta para um mercado que está amadurecendo com uma base de consumidores em evolução.”

    Tópicos