Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja as ações mais compradas e vendidas por brasileiros nos EUA em dezembro

    Acionistas optaram por adquirir papéis relacionados à indústria de carros, investimentos imobiliários e metaverso

    Artur Nicocelido CNN Brasil Business

    São Paulo

    As ações ligadas à indústria de carros e ao metaverso lideraram o interesse de brasileiros nos Estados Unidos em dezembro, segundo a Stake, plataforma de investimentos em ações no mercado norte-americano.

    O ativo mais comprado no mês foi o da Blink Charging, fabricante de equipamentos para recarga de carros elétricos, mostra levantamento.

    “Dezembro foi excelente para a indústria de carros elétricos, incluindo montadoras como Tesla, NIO, Xpeng e Liu, que entregaram números recordes de veículos no mês”, diz a Stake em nota.

    A segunda ação mais comprada foi a Omega Healthcare Investors, uma REITs (real estate investment trusts, empresa focadas no mercado de imóveis) que opera no setor de saúde.

    Na sequência, em terceiro e quarto lugares, respectivamente, vêm os fundos de investimento imobiliário Vici Properties e W.P. Carey Inc. Em quinto, ficou a Roundhill Ball Metaverse ETF, consultora de investimentos focada em investimentos no setor de metaverso.

    Rodrigo lima, analista de investimentos da Stake, destaca que existe uma alta propensão de brasileiros por investimentos imobiliários no exterior.

    “No Brasil, os FIIs listados na B3 oferecem exposição a poucos setores, sendo muito concentrados em shopping centers, galpões logísticos e lajes corporativas, ao passo que há REITs de diversos outros setores listados nas bolsas americanas”, diz.

    Sobre o metaverso, o especialista diz que esse mercado veio à tona após o Facebook mudar seu nome para Meta e se autodenominar como  “uma empresa de tecnologia social”.

    Mais vendidas

    Já entre os ativos mais vendidos do mês anterior, destaca-se o ETF da companhia mineradora de ouro GDX, que “após uma grande alta de janeiro a junho de 2021, passou por um longo período de estagnação, forçando investidores para fora do papel após uma queda vigorosa”, disse Lima.

    O setor de farmácias também esteve presente entre as ações norte-americanas mais vendidas por brasileiros. Contudo, Lima declara que os motivos podem diferir, “enquanto os papéis da Finch e Rafael Holdings derreteram, os ativos da Acadia subiram vigorosamente, impulsionando alguns investidores para a realização de lucros”

    “E cabe destacar a companhia de TI Secureworks que, após um rali considerável de junho a setembro de 2021, devolveu boa parte dos ganhos, incentivando diversos investidores a zerar suas posições, ainda que com prejuízos”, explicou o analista.