Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Uber anuncia parceria com tradicionais táxis pretos de Londres

    Aplicativo poderá ser usado para solicitar viagens de táxis

    União entre táxis e a Uber tem ocorrido em cidades da Europa e Nova York
    União entre táxis e a Uber tem ocorrido em cidades da Europa e Nova York 14/02/2021 - Reprodução / CNN

    Catherine Thorbeckeda CNN

    Antes rivais que disputavam as ruas de Londres, a Uber e os táxis pretos da capital britânica vão se tornar parceiros de negócios.

    A Uber anunciou na terça-feira (28) uma nova parceria com os táxis pretos de Londres que permitirá que os motoristas de táxi optem por obter acesso a referências de viagens da Uber.

    Enquanto isso, os passageiros podem usar o aplicativo da Uber para solicitar especificamente uma viagem em um dos táxis chamados “hackney” – e obter uma estimativa antecipada do preço.

    A Uber disse que os primeiros motoristas de táxi de Londres já se inscreveram e o serviço será lançado no início de 2024.

     

    “Os táxis pretos são uma parte icônica da capital, adorados tanto pelos londrinos como pelos visitantes, e estamos orgulhosos de trabalhar lado a lado”, disse Andrew Brem, gerente geral da Uber UK, num comunicado.

    Longa estrada

    O caminho da Uber para fazer parceria com táxis em Londres tem sido difícil.

    A empresa chegou em Londres pela primeira vez em 2012, e seu negócio rapidamente atraiu a ira da tradicional indústria de táxis pretos da cidade.

    Ao longo dos anos, os motoristas de táxi implementaram uma série de atualizações apoiadas pelo governo para competir com a Uber, como tornar obrigatório aceitar pagamentos com cartão em 2016.

    A Uber também enfrentou uma batalha legal em Londres com os reguladores de transporte urbano, que tentaram brevemente retirar da empresa sua licença para operar em 2017 e novamente em 2019.

    Em ambos os casos, a Uber apelou das decisões e acabou sendo concedida a permissão para continuar operando.

    Ícone londrino

    Enquanto isso, muitos londrinos se identificam com o serviço de táxi preto da cidade.

    Em 1865, os motoristas de táxi eram obrigados a passar num exame conhecido como “The Knowledge” (O Conhecimento, em tradução livre) e memorizar as rotas mais rápidas através da rede de tráfego de Londres, bem como os vários pontos de referência e ruas.

    No entanto, quando o serviço da Uber chegou na cidade, os motoristas do aplicativo puderam passar a confiar nos sistemas de navegação via GPS.

    Em 2023, cerca de 15.100 táxis licenciados continuam a circular em Londres, em comparação com 89.600 veículos de aluguel privado, segundo dados do governo.

    Novo cenário

    “Muita coisa mudou desde que a Uber chegou a Londres, e conheço muitos taxistas que começaram como motoristas da Uber”, disse Hameed Hameedi, o primeiro motorista de táxi londrino a assinar a parceria com a Uber em Londres.

    Hameedi concluiu o Knowledge em 2015 e acrescentou que aceita reservas de aplicativos porque não precisa “perder nenhum momento procurando nas ruas o próximo emprego”. Mais passageiros reservando viagens também significa “mais dinheiro para os taxistas”, acrescentou Hameedi.

    A parceria em Londres ocorre pouco mais de um ano depois que a Uber anunciou um acordo para listar os icônicos táxis amarelos da cidade de Nova York em seu aplicativo.

    Apesar dos profundos conflitos no passado entre a Uber e os grupos de táxis locais, a partir deste ano os taxistas de Paris, Nova Iorque, Roma e dezenas de outras grandes cidades podem agora fazer viagens através de parcerias com a Uber.

    Veja também: Uber diz que não vai pagar multa de R$ 1 bi nem contratar motoristas

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original