Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Turismo na capital de São Paulo tem alta de 10,1% em outubro ante setembro

    Faturamento cresceu 6% e chegou a quase R$ 490 milhões

    Para a FecomercioSP, apesar do momento favorável, o cenário de 2022 deve ser diferente
    Para a FecomercioSP, apesar do momento favorável, o cenário de 2022 deve ser diferente Rovena Rosa/Agência Brasil

    Fernanda Cruzda Agência Brasil

    O turismo na capital paulista registrou alta de 10,1% em outubro, na comparação com setembro, segundo o Índice Mensal de Atividade do Turismo apurado pela Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

    Em relação ao mesmo período de 2020, houve crescimento de 43,5%. Desde abril, a expansão acumulada foi de 90% na comparação com o início do ano.

    Em outubro, todas as variáveis analisadas pelo índice tiveram alta, com destaque para a taxa de ocupação hoteleira, que ficou em 58,9% ante os 50,4% em setembro.

    A movimentação de passageiros nos aeroportos cresceu 14% em relação ao mês anterior. Nas rodoviárias, esse aumento foi de 10,8% na comparação com setembro.

    Empregos geram  400 mil vagas

    O faturamento cresceu 6%, chegando a quase R$ 490 milhões. O emprego, por sua vez, cresceu 3,9%, superando o patamar de 400 mil vagas.

    Para a FecomercioSP, apesar do momento favorável, o cenário de 2022 deve ser diferente. “As variáveis econômicas estão pressionadas, a inflação continua elevada, o desemprego ainda atinge 13 milhões de pessoas e a taxa de juros crescente deve frear ainda mais a economia”, indicou a entidade.