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    Trizy, startup de logística da Cosan, compra B3 Agro

    A aposta foi feita em uma tentativa de ampliar a base de clientes em meio à crescente demanda por serviços integrados de logística devido à pandemia da Covid-19

    Caminhão cruza a divisa entre Goiás e Distrito Federal (22.ago.2014)
    Caminhão cruza a divisa entre Goiás e Distrito Federal (22.ago.2014) Foto: Pedro França/Agência Senado

    Aluisio Alves, da Reuters

    A plataforma digital de serviços para caminhoneiros Trizy, controlada pelo grupo Cosan, anunciou nesta terça-feira a compra da startup paranaense B3 Agro, numa aposta para ampliar a base de clientes em meio à crescente demanda por serviços integrados de logística devido à pandemia da Covid-19.

    Parte da operação da Trizy, criada há 14 meses, é similar a de plataformas digitais de fretes rodoviários, como CargoX, TruckPad e BBM Logística. A companhia afirma já ter movimentado mais 1,5 bilhão de reais em fretes. Com a aquisição da B3 Agro, a base ativa dos que usam o aplicativo todo mês sobe de 50 mil para 80 mil.

    Mas o aplicativo da Trizy, que tem sede em Ponta Grossa (PR), também agrega serviços como digitalização de documentos, GPS personalizado para caminhões e de postos e serviços nas estradas. Com isso, cria uma chance de recorrência maior do uso de seu aplicativo pelos caminhoneiros, podendo funcionar como uma espécie de marketplace do setor.

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    “Cerca de metade dos usuários interage pelo aplicativo diariamente e este é o número que interessa porque abre diversas possibilidades de negócio”, disse o presidente da Trizy, Renato Gouveia.

    Com a compra da B3 Agro, sediada em Joinville (SC), o volume mensal de agendamentos de operações como fretes pelo aplicativo da Trizy sobe de 150 mil para 400 mil. A meta é atingir um total de 6 milhões em 2021.

    Segundo o executivo, apesar do ganho de eficiência obtido com as plataformas de fretes ao propiciar um encontro entre oferta e demanda, há uma variedade de outras situações que frequentemente atrasam os fretes, como congestionamento em portos ou falta de informações específicas em serviços de GPS para trânsito de caminhões.

    “Em alguns casos, o pulo do gato é avisar o caminhoneiro para não ir ao porto lotado, mas reprogramar a viagem para não ficar várias horas numa fila”, disse Gouveia.

    O portal inclui também gestão de transportadoras e tracking das viagens, serviços demandado principalmente por empresas, público que é maior responsável pela rentabilização do negócio.

    Embora seja controlada pela Cosan, a Trizy, que também tem como sócia a empresa de tecnologia KMM, tem gestão autônoma. O executivo prevê que o negócio atingirá lucratividade em 2022.