Trio que inclui Ben Bernanke vence Nobel por estudo sobre crises financeiras
Ben Bernanke chefiou o Fed durante a crise financeira de 2008; os americanos Douglas Diamond e Philip Dybvig também estão entre os vencedores do prêmio
O prêmio Nobel de Economia foi concedido, nesta segunda-feira (10), para o trio de economistas americanos Ben Bernanke, ex-presidente do Federal Reserve, Douglas Diamond e Philip Dybvig.
A organização justificou o prêmio por “suas pesquisas sobre bancos e crises financeiras”.
Eles dividirão a premiação de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,6 milhões).
BREAKING NEWS:
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2022 Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel to Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond and Philip H. Dybvig “for research on banks and financial crises.”#NobelPrize pic.twitter.com/cW0sLFh2sj— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 10, 2022
De acordo com o Nobel, suas descobertas “melhoraram a forma como a sociedade lida com crises financeiras” e também “melhoraram significativamente nossa compreensão do papel dos bancos na economia”.
“A pesquisa bancária moderna esclarece por que temos bancos, como torná-los menos vulneráveis em crises e como os colapsos bancários exacerbam as crises financeiras”, afirmaram os organizadores.
O grupo foi reconhecido pela Real Academia Sueca de Ciências por seu trabalho no início da década de 1980, que segundo o instituto forneceu a base para nossa compreensão moderna sobre a importância dos bancos, suas principais vulnerabilidades e como crises nesse setor podem alimentar colapsos financeiros.
Bernanke, que liderou o banco central dos EUA durante a crise financeira de 2008 — desencadeada pela implosão do sistema de hipotecas americano –.recebeu o prêmio por sua pesquisa sobre a Grande Depressão. Seu trabalho mostrou que as corridas bancárias foram uma razão decisiva para que a crise se tornasse tão severa e arraigada.
“As bases desta pesquisa foram lançadas por Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig no início dos anos 80. Suas análises foram de grande importância prática na regulação dos mercados financeiros e no tratamento de crises financeiras”, disse a organização do prêmio.
Diamond é professor na Universidade de Chicago, e Dybvig é professor na Universidade de St. Louis e na Olin School of Business.
*Com CNN Internacional