Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trabalhadores noruegueses entram em greve por causa de salário

    Até sábado (9), as exportações diárias de gás seriam cortadas em 1,1 milhão de barris de óleo, ou 56% das exportações diárias

    Reuters

    Trabalhadores de petróleo e gás offshore noruegueses entraram em greve por causa de salários nesta terça-feira (4), o primeiro dia de ação industrial planejada que pode reduzir as exportações de gás do país em quase 60% e exacerbar a escassez de oferta na esteira da Ucrânia guerra.

    Até sábado (9), as exportações diárias de gás seriam cortadas em 1,117 milhão de barris de óleo equivalente (boe), ou 56% das exportações diárias de gás, enquanto 341 mil barris de petróleo seriam perdidos, disse o lobby do empregador norueguês de petróleo e gás (NOG).

    Petróleo e gás da Noruega, o segundo maior fornecedor de energia da Europa depois da Rússia, está em alta demanda, pois o país é visto como um fornecedor confiável e previsível, especialmente com o gasoduto Nord Stream 1 da Rússia, devido ao fechamento para manutenção a partir de 11 de julho por 10 dias.

    O preço do gás no atacado britânico para entrega no dia seguinte saltou quase 16%, embora o preço do petróleo Brent tenha caído porque os temores de uma recessão global superaram os temores de interrupção do fornecimento, incluindo a greve na Noruega.

    “A greve começou”, disse Audun Ingvartsen, líder do sindicato Lederne, em entrevista, acrescentando que o sindicato aumentaria a greve para pressionar os empregadores a atender às demandas por aumentos salariais para compensar o aumento da inflação.

    Os membros do sindicato são funcionários seniores, considerados cruciais para as operações, e estão entre os funcionários mais bem pagos que trabalham no exterior.