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    TikTok Shop, nova loja virtual da plataforma, é lançada nos Estados Unidos

    Função permite que os usuários encontrem e comprem diretamente produtos usados ​​em vídeos do aplicativo

    Para os criadores, o recurso pode trazer novos fluxos de receita, conectando-os a marcas para parcerias de marketing baseadas em comissões
    Para os criadores, o recurso pode trazer novos fluxos de receita, conectando-os a marcas para parcerias de marketing baseadas em comissões 22/8/2022 REUTERS/Dado Ruvic

    Jennifer Kornda CNN

    O TikTok está iniciando oficialmente no ramo do comércio eletrônico nos Estados Unidos com o lançamento do TikTok Shop.

    A plataforma de vídeos curtos lançou um aplicativo de compra nos Estados Unidos nesta terça-feira (12), de acordo com uma postagem no blog da empresa, após meses de testes.

    O TikTok Shop permite que os usuários encontrem e comprem diretamente produtos usados ​​em vídeos ao vivo, marcados em conteúdo na sua página “For You” (orientada por algoritmo), fixados nos perfis de marca ou comercializados em uma nova guia “Loja”.

    Para os criadores, o recurso pode trazer novos fluxos de receita, conectando-os a marcas para parcerias de marketing baseadas em comissões.

    O TikTok também oferece o “Fulfilled by TikTok”, um programa que cuida de toda a logística dos vendedores, incluindo armazenamento, embalagem e envio.

    “Com tendências impulsionadas pela comunidade, como #TikTokMadeMeBuyIt, inspirando as pessoas a descobrir e compartilhar os produtos que amam, o TikTok está criando uma nova cultura de compras”, escreveu a empresa.

    “Com o TikTok Shop, oferecemos às pessoas um lugar para experimentar a alegria de descobrir e comprar novos produtos sem sair do aplicativo”, completou.

    O TikTok pretende quadruplicar suas vendas de mercadorias até o final do ano, atingindo US$ 20 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões), segundo a Bloomberg.

    A entrada do aplicativo no comércio eletrônico ocorre em um momento em que outras plataformas enfrentam dificuldades com iniciativas de compras online.

    O Instagram, de propriedade da Meta, eliminou a marcação de produtos e as compras em transmissão ao vivo em março e se livrou do guia de compras na barra de navegação do aplicativo.

    O Facebook também interrompeu as compras ao vivo em outubro. Enquanto isso, o YouTube fez parceria com o Shopify em 2022 para ajudar os criadores a vender produtos.

    A Amazon oferece o Amazon Live desde 2019, um hub de streaming que vende itens por meio de vídeos ao vivo. O Amazon Storefront , lançado em 2018, também permite que criadores construam páginas que reúnam conteúdo e recomendações de produtos para vender aos seguidores, mediante o pagamento de uma comissão.

    O TikTok Shop já está disponível em partes da Ásia e do Reino Unido. O Sudeste Asiático, uma região com uma população coletiva de 630 milhões — metade deles com menos de 30 anos — é um dos maiores mercados do TikTok em termos de número de usuários, gerando mais de 325 milhões de visitantes ao aplicativo todos os meses, segundo a Reuters.

    Mas a plataforma ainda não traduziu a sua grande base de usuários numa importante fonte de receitas de comércio eletrônico na região, uma vez que enfrenta a concorrência feroz de rivais maiores, como a Sea’s Shopee, a Lazada da Alibaba e a Tokopedia da GoTo.

    As transações de comércio eletrônico em toda a região atingiram quase US$ 100 bilhões (R$ 500 bilhões) no ano passado, com a Indonésia sozinha a representar US$ 52 bilhões (R$ 252 bilhões), segundo dados da consultora Momentum Works.

    O TikTok facilitou US$ 4,4 bilhões (R$ 22 bilhões) em transações em todo o Sudeste Asiático no ano passado, acima dos US$ 600 milhões (R$ 2,9 bilhões) de 2021, mas ainda ficou muito atrás dos US$ 48 bilhões (R$ 235 bilhões) em vendas regionais de mercadorias da Shopee em 2022, disse a Momentum Works à Reuters em junho.

    Entrar no mercado dos Estados Unidos revelou-se ainda mais difícil. O TikTok Shop, lançada na terça-feira, está em testes desde novembro.

    O TikTok testou uma experiência de compra em parceria com o Shopify em 2021 que não deu certo, e circularam relatórios em 2022 de que a TikTok estava desistindo completamente das compras ao vivo nos Estados Unidos e na Europa depois de lutar para se conectar com os consumidores.

    A mudança para revitalizar mais uma vez o varejo eletrônico nos Estados Unidos ocorre em um momento em que o aplicativo enfrenta uma pressão cada vez maior por parte dos legisladores.

    Alguns críticos e um número crescente de legisladores dos EUA em ambos os lados do Congresso veem o TikTok como uma ameaça à segurança nacional, uma vez que é propriedade da empresa chinesa ByteDance.

    Algumas autoridades dos EUA expressaram temores de que o governo chinês pudesse espionar dados dos EUA através do TikTok, embora até agora não haja evidências de que Pequim tenha acessado informações pessoais de usuários do TikTok baseados nos EUA.

    Veja também: França proíbe TikTok em celulares de funcionários públicos

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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