Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    TikTok prevê gastar US$ 1,5 bi para voltar ao setor de compras online na Indonésia

    Empresa quer reiniciar seu negócio de compras on-line suspenso pelos órgãos reguladores da maior economia do Sudeste Asiático

    Logo do TikTok, que planeja investir US$ 1,5 bilhões na economia da Indonésia
    Logo do TikTok, que planeja investir US$ 1,5 bilhões na economia da Indonésia 02/06/2023REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

    Da CNN*

    O TikTok investirá US$ 1,5 bilhão (R$ 7,42 milhões) para se tornar o acionista controlador de uma unidade de comércio eletrônico da GoTo Gojek Tokopedia, da Indonésia.

    A empresa quer reiniciar seu negócio de compras on-line, que foi suspenso pelos órgãos reguladores da maior economia do Sudeste Asiático.

    A Indonésia proibiu as compras on-line em plataformas de mídia social em outubro, para proteger os pequenos comerciantes e os dados dos usuários, forçando o TikTok a fechar seu serviço de comércio eletrônico, o TikTok Shop.

    O mercado foi um dos poucos em que a operadora de aplicativos de vídeos curtos lançou o TikTok Shop, no início deste ano.

    O objetivo seria alavancar uma grande base de usuários e desafiar os vendedores on-line de rápido crescimento, como a Shein, cujo marketing viral no TikTok ajudou em seu rápido crescimento.

    As ações da GoTo, empresa que faz parte dos setores de entregas e carona, caíram mais de 8% após o anúncio. Já que alguns investidores lucraram com a recente alta das ações, à espera de um acordo com o TikTok.

    “Precisamos ver que tipo de perturbação do mercado ocorrerá após essa parceria”, disse o analista Maximilianus Nico Demus, da Pilarmas Investindo Sekuritas.

    Segundo o acordo, o TikTok comprará 75,01% da GoTo Tokopedia, a maior plataforma de comércio eletrônico da Indonésia, por US$ 840 milhões e injetará os negócios da TikTok Shop na Indonésia por meio da Tokopedia.

    “A parceria estratégica terá início com um período de testes realizados em estreita consulta e supervisão dos órgãos reguladores relevantes”, disseram as duas empresas em um comunicado conjunto na segunda-feira.

    Muitos dos mais de 270 milhões de habitantes da Indonésia são usuários ativos de mídia social.

    O TikTok, de propriedade da ByteDance da China, tem 124 milhões de usuários no país do sudeste asiático. E procura traduzir essa grande base de usuários em uma importante fonte de receita de comércio eletrônico.

    A transação será concluída até o primeiro trimestre de 2024 e a Tokopedia receberá uma nota promissória de US$ 1 bilhão da TikTok, que poderá ser usada para financiar necessidades de capital de giro, disseram as empresas.

    “O TikTok se comprometeu a investir mais de US$ 1,5 bilhão na entidade ampliada ao longo do tempo, para fornecer o financiamento futuro exigido pelo negócio, sem diluição adicional para a GoTo”, disseram.

    A Tokopedia compete no mercado de comércio eletrônico da Indonésia com a Shopee, da Sea, com sede em Cingapura, e com a Lazada, da gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba (BABA).

    O setor de comércio eletrônico da Indonésia deve se expandir para cerca de US$ 160 bilhões até 2030, dos US$ 62 bilhões este ano, de acordo com um relatório do Google, do investidor estatal de Cingapura Temasek Holdings e da consultoria Bain & Co.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original