Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Startup de táxi aéreo do cofundador do Google está encerrando operações

    Kittyhawk operou em segredo até 2017, quando apresentou publicamente sua primeira aeronave – um avião elétrico ultraleve, projetado para voar sobre a água

    Larry Page, um dos homens mais ricos do mundo, teria investido US$ 100 milhões em startups de carros voadores, incluindo Kittyhawk
    Larry Page, um dos homens mais ricos do mundo, teria investido US$ 100 milhões em startups de carros voadores, incluindo Kittyhawk Reprodução/ Kittyhawk

    Catherine Thorbeckedo CNN Business

    Kittyhawk, a startup de táxi aéreo elétrico apoiada pelo cofundador do Google, Larry Page, anunciou na quarta-feira (21) que planeja “desacelerar” as operações.

    “Tomamos a decisão de encerrar o Kittyhawk. Ainda estamos trabalhando nos detalhes do que vem a seguir”, escreveu a empresa em um breve comunicado compartilhado em suas páginas do LinkedIn e Twitter.

    Kittyhawk não respondeu imediatamente a um pedido de mais comentários.

    A Kittyhawk tinha a missão de “construir táxis aéreos autônomos, acessíveis, onipresentes e ecologicamente corretos”, de acordo com seu site.

    Foi fundada por Sebastian Thrun, um ex-executivo do Google que liderou os esforços de carros autônomos da empresa.

    A startup operou em segredo até 2017, quando apresentou publicamente sua primeira aeronave – um avião elétrico ultraleve apelidado de Flyer, projetado para voar sobre a água.

    Page, um dos homens mais ricos do mundo, teria investido US$ 100 milhões em startups de carros voadores, incluindo Kittyhawk.

    O Flyer acabou sendo aposentado em 2020, após mais de 25 mil voos de teste bem-sucedidos, segundo a empresa, e teria demitido muitos dos que trabalhavam no Flyer na época.

    A empresa lançou outros protótipos de aeronaves elétricas e anunciou uma parceria com a Boeing em 2019.

    O fechamento da Kittyhawk não afetará sua joint venture com a Boeing, que foi apelidada de Wisk.

    Em um tweet, Wisk disse que permanece “em uma forte posição financeira”, com Boeing e Kittyhawk como investidores.

    Assim como a Kittyhawk, a Wisk está desenvolvendo um “táxi aéreo totalmente elétrico e autônomo” que, segundo ela, “sobe como um helicóptero e voa como um avião”, de acordo com seu site.

    Esta “aeronave irá remover a necessidade de uma pista e permitir que você pouse onde precisa estar”, segundo a empresa.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original