Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    S&P Global rebaixa nota de crédito de mais 5 bancos dos EUA

    Ação ocorre duas semanas após rebaixamento de 10 e revisão de outros cinco bancos pela Moody's

    Elisabeth Buchwaldda CNN

    Nova York

    A S&P Global Ratings rebaixou a nota de crédito de cinco bancos regionais dos Estados Unidos em um nível e sinalizou uma perspectiva negativa para vários outros na última segunda-feira (21).

    A agência de classificação justificou em uma nota de pesquisa o rebaixamento dos bancos KeyCorp, Comerica Inc., Valley National Bancorp, UMB Financial Corp. e Associated Banc-Corp. Segundo a S&P, o ambiente de crédito está “apertado”.

    Há duas semanas, a Moody’s agitou os mercados financeiros com os anúncios de que havia rebaixado a nota de crédito de 10 bancos regionais e que estava revisando as classificações de cinco bancos maiores – incluindo Bank of New York Mellon, State Street e Northern Trust.

    Crise bancária

    Após a turbulência bancária no início deste ano, que começou com o colapso do Silicon Valley Bank, muitos bancos regionais tiveram que impor taxas de juros mais altas sobre depósitos para impedir que os clientes retirassem seus fundos.

    Mesmo assim, muitos desses bancos têm tido dificuldade para evitar a saída de depósitos.

    Por exemplo, a S&P citou o declínio de US$ 14 bilhões (R$ 69,73 bilhões) da Comerica em depósitos médios do segundo trimestre do ano passado até este ano como uma das razões para seu rebaixamento.

    A agência também apontou para a “proporção relativamente alta de depósitos comerciais e não segurados” do banco, em uma nota explicando sua decisão.

    Questões semelhantes surgiram nos outros quatro bancos que a S&P rebaixou.

    No geral, 90% das taxas S&P dos bancos têm perspectivas estáveis. Os 10% restantes têm perspectivas negativas e nenhum tem perspectivas positivas, disse a S&P na segunda-feira.

    Veja também: Entenda os impactos da elevação de nota de crédito do Brasil pela Fitch Ratings

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original