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    Sistema de viagens aéreas está “estressado ao máximo”, diz CEO da United

    Scott Kirby também afirma que se companhias aéreas quiserem evitar repetição de problemas de serviço recentes, precisarão de muito mais suporte

    Chris Isidoreda CNN , Nova York

    Se as companhias aéreas quiserem evitar a repetição de problemas de serviço recentes, elas precisarão de muito mais suporte, segundo o CEO da United, Scott Kirby.

    “Você não pode administrar uma companhia aérea como se fosse 2019, e a razão é porque o sistema está estressado ao máximo”, afirma Kirby a Christine Romans da CNN em uma entrevista esta semana.

    “Há tensões em todos os lugares, seja na segurança, na equipe ou nos sistemas da FAA . Em geral, há tensões no sistema, fabricantes de aeronaves entregando, tendo pilotos suficientes e todas essas tensões e tensões significam que o sistema é mais rígido”.

    “E quando algo acontece, é muito mais provável que os canudos quebrem as costas do camelo. E você já viu isso várias vezes”, disse. “Simplesmente não é preciso muito para quebrar a espinha dorsal do sistema.”

    Os desafios enfrentados pela indústria foram enfatizados novamente na quarta-feira, quando o mau tempo forçou o cancelamento de centenas de voos, com a Southwest Airlines particularmente atingida.

    Uma tempestade de inverno atingiu cidades como Chicago, Indianápolis e Cleveland, onde a Southwest tem forte presença.

    Kirby disse que a única solução é as companhias aéreas operarem com mais aviões e pessoal de reserva do que antes da pandemia.

    “Estamos operando com cerca de 10% a mais de pilotos por bloco hora [de operação] do que antes da pandemia. Você sabe, temos 25% mais aviões sobressalentes e, na verdade, estamos apenas tendo mais buffer e mais recursos que nos dão a capacidade de proteger quando algo acontece”, falou.

    Isso pode ser mais caro para as companhias aéreas. Mas a forte recuperação na demanda por viagens, combinada com a disponibilidade ainda escassa de assentos, significa que as tarifas estão mais altas do que antes da pandemia.

    Kirby insistiu que ainda há pechinchas a serem encontradas. “Você ainda pode pagar menos pela passagem aérea do que o Uber para levá-lo aos custos do aeroporto”.

    Mas os próprios resultados financeiros da United divulgados na semana passada mostram que o valor pago pelos passageiros da companhia por cada 1,6 km voado aumentou 21% no quarto trimestre em comparação com o mesmo período de 2019, pouco antes do período pandêmico.

    A United e todas as companhias aéreas estão se esforçando para aumentar a capacidade – e a equipe.

    A empresa fez dois grandes pedidos de aeronaves nos últimos dois anos. Um – em junho de 2021 – foi o maior da história da companhia aérea. Esse pedido era para 200 jatos Boeing 737 Max com 70 aviões Airbus A321neo. O outro em dezembro foi para pelo menos mais 100 jatos 737 Max e 100 787 Dreamliners.

    E para remediar sua crise de pilotos, a United se tornou a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a abrir sua própria escola de treinamento de pilotos, a Academia Aviate.

    “É uma grande oportunidade para treinar a próxima geração”, disse Kirby. “Apenas houve grandes barreiras à entrada. [Somos] capazes de dar-lhes acesso, mesmo que não tenham os meios financeiros por conta própria.”

    Setenta por cento da primeira turma de formandos da Aviate eram mulheres ou negros.

    “Hoje, na United, 19% de nossos pilotos são mulheres ou negros. E acho que somos os mais altos de todas as companhias aéreas do país”, destacou.

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