Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Setor empresarial da zona do euro fica estagnado em junho, diz prévia da S&P Global

    Na Alemanha e no Reino Unido, PMI composto teve queda no período, chegando a 50,8 e 52,8, respectivamente

    Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto engloba os setores industrial e de serviços
    Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto engloba os setores industrial e de serviços Reuters/Fabian Bimmer

    da Reuters

    O crescimento empresarial na zona do euro praticamente estagnou este mês, uma vez que a retração na indústria se aprofundou enquanto a atividade de serviços do bloco mal expandiu, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira (23).

    O Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto – que engloba os setores industrial e de serviços – preliminar do HCOB para o bloco, compilado pela S&P Global e considerado um bom indicador da saúde econômica geral, caiu para a mínima de cinco meses de 50,3 em junho, ante 52,8 em maio.

    O resultado ficou pouco acima da marca de 50 que separa crescimento de contração e abaixo de todas as previsões em uma pesquisa da Reuters, que apontava declínio mais modesto para 52,5.

    “Depois que o PIB da zona do euro caiu pela segunda vez consecutiva no primeiro trimestre, aumentou um pouco a probabilidade de que a variação do PIB volte a carregar um sinal negativo no trimestre atual”, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

    A demanda geral caiu pela primeira vez desde janeiro. O subíndice composto de novos negócios caiu de 50,3 para 48,3.

    O PMI que cobre o setor de serviços caiu de 55,1 para 52,4. Isso também ficou abaixo de todas as previsões da pesquisa da Reuters, cuja mediana era de 54,5.

    A atividade industrial está em declínio desde julho e a retração se aprofundou neste mês, com o PMI do setor caindo de 44,8 para 43,6, também abaixo de todas as previsões da pesquisa da Reuters e o menor patamar desde maio de 2020.

    Alemanha

    O PMI composto da Alemanha caiu de 53,9 em maio para 50,8 em junho, atingindo o menor nível em quatro meses, segundo dados preliminares da S&P Global.

    Apenas o PMI de serviços alemão recuou de 57,2 para 54,1 no mesmo período, tocando o menor patamar em três meses. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam queda a 56 neste mês.

    Já o PMI industrial da Alemanha diminuiu de 43,2 em maio para 41 em junho, atingindo o menor nível em 37 meses. Neste caso, a previsão era de aumento a 43,6. Leituras do PMI acima da barreira de 50 indicam expansão, enquanto resultados abaixo de 50 apontam contração.

    Reino Unido

    No Reino Unido, o PMI composto caiu de 54 em maio para 52,8 em junho, atingindo o menor nível em três meses, aponta os dados preliminares da S&P Global em parceria com a CIPS.

    O resultado ficou bem abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam leve declínio do PMI composto neste mês, a 53,7.

    Apenas o PMI de serviços do Reino Unido diminuiu de 55,2 para 53,7 no mesmo período, igualmente tocando o menor patamar em três meses.

    O consenso da FactSet era de queda menor, a 54,8. Já o PMI industrial britânico caiu de 47,1 em maio para 46,2 em junho, atingindo o menor nível em seis meses. Neste caso, a previsão era de baixa a 46,8.

    Leituras do PMI acima da barreira de 50 indicam expansão, enquanto resultados abaixo de 50 apontam contração.

     

    *Com informações do Estadão Conteúdo