Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Serviços impulsionam crescimento empresarial da zona do euro em abril, mostra PMI

    Índice composto final subiu para 55,8 mês passado, ante 54,9 em março

    Place de la Contrescarpe, em Paris
    Place de la Contrescarpe, em Paris 19/05/2021. REUTERS/Sarah Meyssonnier

    da Reuters

    A atividade empresarial na zona do euro acelerou no mês passado, quando o setor de serviços do bloco tirou vantagem do afrouxamento ainda maior das restrições contra a Covid-19, compensando uma quase paralisação no crescimento da produção industrial, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira (4).

    O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto final da S&P Global, considerado um bom indicador da saúde econômica, subiu para 55,8 em abril em relação aos 54,9 de março, igualando a preliminar.

    Leitura acima de 50 indica crescimento.

    “A economia da zona do euro demonstrou uma resiliência surpreendente diante da guerra entre Ucrânia e Rússia, graças a uma renovada explosão da atividade do setor de serviços, já que as medidas de contenção do vírus foram relaxadas ainda mais durante o mês de abril”, disse Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global.

    O PMI para o setor de serviços saltou de 55,6 para 57,7 no mês passado, sua maior leitura desde agosto. Isso vem depois que o PMI da indústria caiu para uma mínima de 15 meses de 55,5 em abril, de acordo com os dados divulgados na última segunda-feira.