Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sem responsabilidade fiscal, não há confiança, diz ex-presidente do BNDES

    Edmar Bacha criticou o discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) feito na COP27

    Do CNN Brasil Business , em São Paulo

    Em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (17), o economista e ex-presidente do BNDES, Edmar Bacha, afirmou que sem responsabilidade fiscal, não há confiança. Bacha criticou o discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) feito na COP27, em Sharm el-Sheik, no Egito.

    “A fala de Lula implica uma contradição entre a responsabilidade fiscal e a responsabilidade social. Na verdade, a responsabilidade fiscal é uma condição para exercer a responsabilidade social. Sem responsabilidade fiscal não há confiança. Se não houver confiança, os juros são altos e o investimento é baixo. Em consequência, a economia não cresce e quem sofre são os mais pobres”, disse.

    No dia seguinte à entrega da minuta da PEC pela equipe de Transição ao Congresso, Lula afirmou que “não adiantar ficar pensando só em responsabilidade fiscal” e afirmou que quando se fala em teto de gastos se tira dinheiro “da saúde, da educação e da cultura”.

    Para o ex-presidente do BNDES, se a equipe de transição já tivesse apresentado um nome responsável para comandar a Economia, o ambiente seria “menos turvo”.

    “Se houvesse já alguém no comando da Economia, sem dúvida, o ambiente seria muito menos turvo do que simplesmente pedir uma licença para gastar sem mostrar qual é o plano econômico e financeiro para garantir o equilíbrio das contas públicas”.

    Ao lado de Bacha, os economistas Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC) e Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda publicaram nesta quinta-feira no jornal Folha de S.Paulo, uma carta com críticas às falas do presidente eleito sobre responsabilidade fiscal e o mercado financeiro.

    *Veja a entrevista completa no vídeo acima.

    Publicado por Pedro Zanatta, do CNN Brasil Business

    Tópicos