Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Se irresponsabilidade fiscal se confirmar, BC pode subir juros, diz especialista

    Em entrevista à CNN, o comentarista Sergio Vale avaliou que, caso descontrole quanto às contas públicas se imponha, afrouxamento do aperto monetário pode não acontecer tão cedo

    Tamara Nassifdo CNN Brasil Business

    em São Paulo

    Em entrevista à CNN Brasil nesta sexta-feira (11), o comentarista Sergio Vale avaliou as consequências que um eventual descontrole das contas públicas, provocado pelo governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode trazer.

    Na visão dele, o Banco Central pode voltar a subir a taxa de juros, atualmente no patamar de 13,75% ao ano – considerado o pico do ciclo de aperto monetário da autarquia.

    “O Banco Central já estava atento à possibilidade de subir juros nas últimas reuniões, com atas que sinalizavam preocupação quanto ao encaminhamento da situação fiscal. O BC deixou essa porta aberta”, disse ele.

    “Se não tivermos uma clareza em relação ao que vai ser o regime fiscal do ano que vem, especialmente se o nome a frente do Ministério da Fazenda não for um minimamente adequado para os desafios do país, o BC não vai se furtar de voltar a aumentar a taxa de juros. Talvez não ainda na próxima decisão, pode ser que espere os primeiros passos do governo no ano que vem.”

    Vale também comentou sobre as perspectivas econômicas do Brasil caso a Selic continue a subir: segundo ele, é provável que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) seja ainda mais baixo do que o esperado.

    “Essa é mais uma sinalização para que o governo volte à normalidade que se esperava desde a semana passada em relação à questão fiscal, porque, se não, vai nascer muito enfraquecido.”

    Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.