Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Salário do funcionalismo público pode ter aumento real de 2%, segundo Guedes

    Segundo ministro da Economia, reajuste pode ocorrer devido a diferença entre a inflação real de 2022 e a prevista no Projeto de Lei Orçamentária de 2023

    Elis Barretoda CNN

    em Brasília

    O ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que o funcionalismo público pode ter um reajuste salarial de 2% em 2023. A afirmação foi feita em uma entrevista para a imprensa, nesta quinta-feira (27), após participar de palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

    De acordo com Paulo Guedes, o reajuste seria a diferença entre a inflação real de 2022, que segundo o boletim Focus mais recente pode ser 5,5%, e a prevista no Projeto de Lei Orçamentária de 2023, que é de 7,5%.

    “Estou assegurando, o salário mínimo vai subir acima da inflação, a aposentadoria vai subir acima da inflação, e o funcionalismo vai subir acima da inflação.”, afirmou o ministro. Guedes completou ainda que já iriam viabilizar os recursos para o reajuste do funcionalismo, mas com a desaceleração da inflação, não foi necessário.

    Durante a palestra e a coletiva, o ministro se queixou sobre o que chamou de fake news dos veículos de imprensa. Guedes voltou a afirmar que supostas propostas de desindexação do salário-minimo e retirada de categorias das deduções do imposto de renda, foram produzidas por “petistas infiltrados”.

    Guedes admitiu ainda que o governo teve problemas para comunicar os feitos e propostas durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro. “Eu lamentei desde o início o afastamento, se tivéssemos uma comunicação melhor e vocês estivessem mais dispostos a ouvir. Isso é ruim para a democracia.”, destacou o ministro.