Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba como a vacinação pode impulsionar a retomada do turismo no Brasil

    Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) já vê crescimento nas vendas para o exterior, após ano focado em viagens nacionais

    Da CNN

    Em São Paulo

    O avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil promete impulsionar o mercado do turismo nacional e internacional. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), as vendas de pacotes para o exterior já voltaram a crescer neste ano.

    Em entrevista à CNN, o presidente da associação, Roberto Haro, disse que a busca por viagens cresce mês a mês desde março.

    “Estávamos com uma recuperação boa até novembro do ano passado, mas quando chegou a segunda onda, entre janeiro e fevereiro, foram momentos difíceis tanto quanto no começo da pandemia”, afirmou.

    De acordo com ele, a recuperação do setor a partir do segundo trimestre de 2021 coincidiu com a campanha nacional de vacinação. “O pessoal se sentiu um pouco mais confortável para viajar, e já percebemos uma demanda de recuperação.”

    Haro destacou que, nos meses mais restritos da pandemia, a diminuição da malha aérea e o limite de ocupação em hotéis fez os brasileiros viajarem para perto de suas casas — o que foi fundamental para o setor de turismo.

    “Os brasileiros começaram a procurar destinos mais próximos às residências, num raio de 400 km a 500 km. Isso impulsionou muito as vendas, pois ficar recluso em casa e não poder sair é muito estressante”.

    Apesar da perspectiva de crescimento para as vendas de fim de ano, o presidente da Braztoa disse que o momento ainda é de cautela.

    “O que sempre ressaltamos é que é importante seguir todas as regras sanitárias. A vacina é mais uma camada de proteção. Mas a pessoa, mesmo viajando, tem que usar todas as regras sanitárias para não ter o risco de pegar Covid-19”, recomendou.