Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Roteiristas de Hollywood votam autorização de greve nesta terça-feira (11)

    Indústria de mídia está em crise devido à queda na receita de publicidade no ano passado e demissões em massa no setor

    Última greve dos roteiristas foi em 2007 e durou 100 dias, parando a produção de Hollywood
    Última greve dos roteiristas foi em 2007 e durou 100 dias, parando a produção de Hollywood REUTERS/Danny Moloshok

    Vanessa Yurkevichda CNN

    em Nova York

    O Writers Guild of America (Guilda dos Escritores da América, em inglês) está programado para realizar uma votação de autorização de greve nesta terça-feira (11). Se for aprovado, o que é esperado, isso permitirá que a liderança convoque uma greve se a guilda e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão não chegarem a um novo contrato até 1º de maio.

    “Os estúdios precisam responder à crise que os roteiristas enfrentam”, disse a liderança do WGA em uma mensagem aos membros antes da votação. “Os membros do WGA devem demonstrar nossa disposição de lutar pelos redatores de contrato que precisam e merecem, apoiando um voto de autorização de greve.”

    As duas partes já se encontraram algumas vezes desde o início das negociações em 20 de março. O WGA pede compensações adicionais e resquícios de longas nos cinemas ou em plataformas de streaming, o fim do abuso das “mini-salas” (menor número de roteiristas no quarto) e aumentando as contribuições para os fundos de pensões e de saúde.

    A votação começa nesta terça às 20h30, horário local, e termina na segunda-feira (17) às 12h, horário local, com os resultados da votação a seguir.

    “Os estúdios têm escapado impunes de assassinatos e eles sabem disso”, disse Ashley Lyle, membro do WGA e redatora do programa Yellowjackets, da Showtime, em uma mensagem de vídeo aos membros.

    Mas a AMPTP, que representa estúdios e streamers, disse que a indústria do entretenimento mudou nos últimos anos e os roteiristas precisam fazer concessões.

    “As empresas da AMPTP abordam esta negociação e as que se seguirão tendo como prioridade a saúde e a estabilidade da indústria a longo prazo”, disse a AMPTP pouco antes do início das negociações.

    “Somos todos parceiros para traçar o futuro de nossos negócios juntos e totalmente comprometidos em alcançar um acordo mutuamente benéfico com cada um de nossos parceiros de negociação. O objetivo é manter a produção ativa para que todos possamos continuar trabalhando e continuar entregando aos consumidores o melhor produto de entretenimento disponível no mundo.”

    A AMPTP representa Amazon, Apple, CBS, Disney, NBCU, Netflix, Paramount Global, Sony e a controladora da CNN, Warner Bros.

    A WGA disse que seus roteiristas são injustamente compensados ​​à medida que a popularidade do streaming – e sua participação na receita de Hollywood – cresce.

    “O negócio fez a transição para um modelo de streaming primeiro, com os mercados legados de cinema e televisão representando uma parcela decrescente da receita total”, escreveu a WGA no relatório.

    A sobrevivência da profissão de escritor está em jogo, já que as empresas “reduziram a remuneração”, disse a WGA na mensagem aos membros. A indústria de mídia está em crise porque a receita de publicidade diminuiu drasticamente no ano passado e as empresas anunciaram demissões em massa.

    O WGA anunciou uma pausa de duas semanas nas negociações a partir de 1º de abril.

    Mas, de acordo com uma fonte do setor próxima às negociações, o WGA e o AMPTP se reuniram na última quarta-feira para a sessão mais envolvente até agora. Nenhum dos lados fez contra-ofertas às propostas de abertura, disse a pessoa com conhecimento do assunto. As negociações devem ser retomadas na semana de 17 de abril.

    A última greve dos roteiristas foi em 2007 e durou 100 dias, parando a produção de Hollywood.

    “Três semanas é tempo suficiente para fechar um acordo, as negociações em 2017 foram direto ao ponto”, diz o especialista do setor sobre o prazo de 1º de maio.

    A negociação WGA-AMPTP é a primeira de três negociações de contrato com sindicatos de entretenimento. O Directors Guild of America iniciará as negociações em 10 de maio, antes do término do contrato em 30 de junho. O contrato do Screen Actors Guild também expira em 30 de junho.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original