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    Rolls-Royce planeja demitir até 2.500 funcionários para reestruturar empresa

    Plano prevê cortar cerca de 6% da força de trabalho global de 42 mil pessoas da empresa

    Reformulação é a mais recente tentativa de recuperação da empresa
    Reformulação é a mais recente tentativa de recuperação da empresa REUTERS/Benoit Tessier/Arquivo

    Hanna Ziadyda CNN

    A fabricante de motores para aeronaves Rolls-Royce vai cortar até 2.500 empregos em todo o mundo, numa tentativa de agilizar suas operações e enfrentar anos de baixo desempenho.

    A principal empresa de engenharia do Reino Unido, que fabrica motores para aviões Boeing e Airbus, disse nesta terça-feira (17) que os cortes fazem parte de uma revisão estratégica mais ampla para “eliminar a duplicação e proporcionar eficiência de custos”.

    A reestruturação pode levar a um corte de 2.000 a 2.500 vagas de emprego em uma força de trabalho global de 42.000 pessoas, um corte de cerca de 6%.

    A Rolls-Royce é uma empresa separada da Rolls-Royce Motor Cars, uma subsidiária integral da BMW. As duas empresas que levam o nome Rolls-Royce faziam parte da mesma companhia até a década de 1970.

    Reestruturação

    “Estamos construindo um Rolls-Royce preparado para o futuro. Isso significa uma organização mais simplificada e eficiente que atenderá nossos clientes, parceiros e acionistas”, disse o CEO Tufan Erginbilgic em comunicado.

    A reformulação é a mais recente tentativa de recuperação da empresa, que se propôs a cortar pelo menos 9.000 empregos durante a pandemia de Covid-19, quando a procura por viagens aéreas entrou em colapso. E antes, em 2018, a empresa planejava cortar 4.600 cargos para economizar custos.

    Erginbilgic – que se tornou presidente-executivo em janeiro, depois de mais de 20 anos na gigante petrolífera BP – foi contundente na sua avaliação do desempenho da empresa aeroespacial e de defesa. Num discurso dirigido aos funcionários da Rolls-Royce pouco depois de assumir o comando, ele descreveu o negócio como uma “plataforma em chamas” que estava ficando para trás dos principais concorrentes e destruindo valor para os acionistas.

    “A Rolls-Royce tem apresentado desempenho inferior há um longo período”, observou ele na reunião anual de acionistas da empresa em maio.

    “A geração de caixa tem sido insatisfatória e nosso endividamento ainda é muito elevado. Grande parte do nosso lucro bruto está simplesmente cobrindo nossas despesas gerais e pagamentos de juros.”

    Erginbilgic aproveitou o endereço para anunciar um “programa de transformação” que criaria um “negócio eficiente com uma base de custos competitiva”, sem detalhar o impacto nos funcionários.

    De acordo com o plano divulgado terça-feira, o pessoal que trabalha com segurança de produtos e padrões de engenharia será combinado numa única equipa, e as funções de back-office, como finanças, jurídicos e recursos humanos, também serão reunidas. A reforma fará com que a diretora de tecnologia Grazia Vittadini deixe a empresa em abril de 2024.

    “Este é mais um passo em nossa jornada de transformação plurianual para construir uma Rolls-Royce de alto desempenho, competitiva, resiliente e em crescimento”, disse Erginbilgic.

    Os investidores aplaudiram as mudanças, elevando as ações em mais de 2% nas negociações da manhã, embora mais tarde tenham reduzido esses ganhos. As ações subiram mais de 200% no ano passado, tornando-se o melhor desempenho no FTSE 100 de Londres, de acordo com Victoria Scholar, chefe de investimentos da plataforma de investimentos online Interactive Investor.

    “As coisas não poderiam estar indo muito melhor para a Erginbilgic”, disse ela em nota na terça-feira, apontando para o “salto acentuado” no lucro no primeiro semestre. “Seu plano de transformação está indo bem, com a melhoria das operações, a recuperação pós-pandemia nos voos internacionais e o aumento dos gastos com defesa.”

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    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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