Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Regulação do Marco das Ferrovias destravará investimentos, diz gerente da Abiove

    Projeto deve ser analisado no início da próxima semana na Câmara dos Deputados

    Douglas Portoda CNN

    em São Paulo

    Giuseppe Lobo, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), afirmou, nesta quinta-feira (9), em entrevista à CNN, que a regulação do Marco Legal das Ferrovias irá destravar investimentos no modal.

    Proposto em 2018, o Marco das Ferrovias propõe alterar as regras para investimentos e funcionamento do setor. A principal mudança com o projeto é a criação de um novo modelo para a realização de investimentos e construção de ferrovias, a modalidade de autorização. Assim, o investidor assume o risco da operação, mas atua em projetos de seu interesse.

    O texto já foi aprovado no Senado Federal, e agora será votado na Câmara dos Deputados no início da próxima semana. Caso seja deferido pelo plenário, irá à sanção presidencial.

    A tramitação do projeto é criticada por Lobo. Ele analisa que alguns pontos poderiam ser aperfeiçoados caso fosse apreciado com mais tempo pelos parlamentares.

    “Com esses aperfeiçoamentos, que podem vir por meio da regulação ou se mesmo se o governo se propor a editar na sequência da aprovação desse projeto de lei, uma nova proposição legislativa ou Medida Provisória. Com esses pontos vai destravar diversos investimentos em ferrovias e melhorar bastante a qualidade do escoamento de grãos e de toda logística pelo Brasil”, declara Lobo.

    Veja a entrevista completa no vídeo acima.