Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Redução dos impostos não vai ser gratuita”, diz especialista sobre teto do ICMS

    À CNN, o diretor de gestão da Futura Asset, Pedro Paulo Silveira, disse que o projeto aprovado pela Câmara não foi uma solução adequada em longo prazo

    Produzido por Isabella Galvãoda CNN

    em São Paulo

    O diretor de gestão da Futura Asset, Pedro Paulo Silveira, disse em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (26), que o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados que estabelece um limite de 17% no ICMS combustíveis, energia e outros serviços considerados essenciais não foi pensado como solução de longo prazo.

    “Não vai ser gratuita essa redução dos impostos. Evidentemente, para o próprio combate à inflação, ao reduzir o imposto você aumenta a renda de famílias e empresas, e isso, em algum momento, vai fazer com que a inflação suba novamente. É um equilíbrio complexo, que eu acho que do ponto de vista do longo prazo não foi uma solução adequada”, disse Silveira.

    O gestor de investimentos afirma ainda que as consequências da medida não foram discutidas com base no futuro, mas como uma ação voltada para combater a inflação momentaneamente.

    “Ele [o projeto] vai fazer alguma diferença para o consumidor na bomba, não tenha dúvida. Mas como envolve deslocar uma renda de um setor da sociedade para outro, eu acho que as consequências de longo prazo não estão sendo avisadas. Não foi um processo muito claro, mas uma atitude bastante dura”, pontuou Pedro Paulo Silveira.

    “Existe um bom apelo para reduzir a inflação e a gasolina na bomba, mas isso não foi bem discutido justamente porque os estados podem ficar sem verba para educação, segurança pública e outros setores”, concluiu.

    Veja a íntegra da entrevista acima.